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Título: O Programa de Educação Tutorial Educação Física da Ufes : histórias e memórias de um projeto de formação (1994-2017)
Autor(es): Gama, Jean Carlos Freitas
Orientador: Schneider, Omar
Data do documento: 8-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Dedica-se a compreender, por meio das práticas cotidianas rememoradas pelos tutores e bolsistas egressos, a constituição histórica do grupo PET EF da Ufes, entre os anos de 1994 a 2017. Nesse sentido, buscamos entender qua(is) proposta(s) formativa(s) se constituíram em diferentes momentos no programa. Orientando-se por uma perspectiva Histórico-cultural (CHARTIER, 2002), o trabalho está organizado em três capítulos que dialogam entre si em torno do objeto central do estudo. Utiliza autores como Bloch (2001), Le Goff (2012b), Certeau (2002), Chartier (2002) e Ginzburg (2002), no campo histórico, e Charlot (2000), no campo da formação, para dar sentido ao objeto e às fontes que nos permitem desvendá-lo. Como fontes, faz uso do acervo de materiais localizados no arquivo do PET EF e no Cefd/Ufes, das produções do grupo, dos documentos externos de regulamentação e legislação e das memórias de tutores e bolsistas egressos. No primeiro capítulo, a partir da crítica documental (BLOCH, 2001), analisamos a trajetória do grupo, desmontando os documentos-monumentos (LE GOFF, 2012b) e demais fontes localizadas. Percebemos que o programa realizou atividades e sofreu diversas mudanças, passando de Programa Especial de Treinamento à Programa de Educação Tutorial. Além disso, o PET EF se desenvolveu em meio às lutas de representação e resistiu taticamente em frente às estratégias impostas. No segundo capítulo, compreendemos as lutas de representações dos projetos de formação assumidos na trajetória histórica do grupo. Por meio das narrativas de memórias dos tutores egressos, percebemos que existiram diferentes projetos formativos pensados para o PET EF e que o lugar ocupado pela pesquisa, ensino e a extensão demarcou as características das atividades e formação proporcionada pelo programa. No terceiro e último capítulo, discutimos os sentidos atribuídos pelos alunos egressos às práticas e experiências vivenciadas, bem como, suas implicações para a formação acadêmica, profissional e social deles. Os possíveis impactos do PET EF na formação dos seus egressos se revelaram nas centralidades de suas narrativas e demonstraram a apropriação de diferentes saberes. Além disso, percebemos que a grande maioria dos entrevistados adentrou no mercado de trabalho após a passagem pelo PET Educação Física e pela formação inicial na Ufes.
This dissertation dedicated to understand, trough the pratices daily, remembered by tutors and group sholarship holder graduates, the constitution historic to the group PET Physical Education, between 1994 and 2017. In this sense, we seek to understand what formtive proposals if constituted in diferente times in the program. Oriented by a perpective to Cultural-History (CHATIER, 2002), the work is organizing in three chaptres that dialogue betwwen them around the object central. Uses the authors as Bloch (2001), Le Goff (2012b), Certau (2002), in the historic field, and Charlot (2000), in the education field, to make sense to the object and the sources that allow US to unveils it. As sources, makes use of the acquis of materials located in the room of the PET EF and the Cefd/Ufes, productions of the group, documents external documents of regulation and legislation and the memories of the tutors and sholarship holder graduates. In the first chapter, from the critical documental (BLOCH, 2001), analyzed the trajectory of the group, dismounting the documentsmonuments (LE GOFF, 2012b) and others sources located. We realize that the program made many activities and suffered several changes, passing of Special Program Training to Special Program Tutorial. In addition, the PET EF developed in the midst of struggles representation and resisted with tatics in front of the strategies imposed. In the second chapter, we understand the struggles of representations of the formation projects assumed in the historical trajectory of the group, through the narratives of the tutors' memories, we realized that there were different formative projects designed for PET Physical Education and that the place occupied by research, teaching and extension marked the characteristics of the activities and training provided by the program. In the third and last chapter, we discuss the meanings attributed by the graduating students to the practices and experiences they experience, as well as their implications for their academic, professional and social formation. The possible impacts of PET EFon the training of its graduates were revealed in the centralities of their narratives and demonstrated the appropriation of different knowledge. In addition, we noticed that the vast majority of respondents entered the labor market after their passage through PET EF.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10530
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