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Título: Projetos esportivos de caráter social e carreiras desviantes : um estudo de caso com jovens em conflito com a lei
Autor(es): Antunes, Scheila Espindola
Orientador: Silva, Otávio Guimarães Tavares da
Data do documento: 9-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Existe em torno do esporte um discurso bastante disseminado sobre suas potencialidades no trato com valores éticos e morais. Embutida nesse discurso está uma premissa que o aponta como ferramenta de elevado potencial dentro de ações sociais direcionadas a públicos e comunidades socialmente menos favorecidas. As justificações para a inserção do esporte nessas ações podem estar fundamentadas na crença em seu potencial educativo, no (suposto) poder de combate a criminalidade e/ou na crença de seu potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências sociais. Foi com base no debate promovido entorno desses usos sociais do esporte que delimitamos como objetivo central da tese: analisar os sentidos e significados que jovens desviantes atribuem ao esporte a partir da experiência esportiva desfrutada dentro de um projeto de caráter social, buscando inferir se tal experiência é capaz de afastar esses jovens de carreiras desviantes. A pesquisa em campo foi desenvolvida a partir de um estudo de caso, qualitativo, por meio de observação direta, participação e entrevistas (semi estruturadas e não diretivas) com 04 jovens desviantes participantes de um projeto esportivo de caráter social no município de Barbacena/MG. As análises apontam que a participação no projeto esportivo não promoveu alterações perceptíveis nos modos de pensar e agir dos desviantes, tão pouco foram promovidas mudanças em seus projetos individuais. Para três dos jovens acompanhados no estudo, as práticas esportivas do projeto serviram apenas como estratégia para aliviar o tédio ocasionado pela medida socioeducativa. Assim, não é possível afirmar que a participação no projeto social tenha contribuído para distanciar esses jovens de possíveis carreiras desviantes.
There is a widespread discourse around sport about its potentialities in dealing with ethical and moral values. Embedded in this discourse is a premise that points it as a tool of high potential within social actions aimed at socially disadvantaged publics and communities. The justifications for the insertion of the sport in these actions may be based on the belief in its educational potential, in the (alleged) power to fight crime or in the belief of its potential for the development of social skills and competences. It was based on the debate promoted around these social uses of sport that we delimited as the central objective of the thesis: to analyze the meanings and meanings that deviant young people attribute to the sport from the sports experience enjoyed within a project of social character, seeking to infer if such experience is able to keep these young people from deviant careers. The field research was developed from a qualitative case study, through direct observation, participation and interviews (semi structured and non directive) with 04 deviant youths participating in a social sport project in the city of Barbacena/MG. The analyzes indicate that participation in the sports project did not promote perceptible changes in the ways of thinking and acting of the deviants, no changes was promoted in their individual projects too. For three of the youths followed in the study, the sporting practices of the project served only as a strategy to alleviate the boredom caused by the socio-educational measure. Thus, it can not be said that participation in the social project has contributed to distancing these youths from possible deviant careers
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10535
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