Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10653
Título: Leitura da literatura conversões da atenção e subjetividade : experiências estéticas
Autor(es): Paiva, Barbara Ribeiro Malacarne
Orientador: Caliman, Luciana Vieira
Data do documento: 28-Set-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Como se estuda a leitura? Ou, ainda mais intrigante, como estudar a experiência de leitura que comove, que impacta, que transforma o leitor? Quais são as relações entre a leitura, em especial essa que é literária, e não somente informativa, e os processos atencionais? É uma mesma atenção ou um mesmo conjunto de gestos atencionais que são mobilizados durante a leitura? Durante qualquer leitura? Esta pesquisa é um ensaio que se propõe a pensar as relações entre atenção e leitura literária, na medida que se entende essa leitura literária como experiência. As articulações entre atenção (aliada à uma política cognitiva que entende os processos cognitivos em sua processualidade, e não como processamento de dados), leitura literária e experiência são complexas e precisam ser olhadas com cuidado. Frente aos discursos que anunciam o fim de uma cultura literária, bem como o alastramento de transtornos atencionais, este trabalho é uma tentativa de pensar apontamentos e práticas possíveis para o cultivo das experiências estéticas, na medida que se entende que elas são mecanismos potentes de invenção de novos e mais sustentáveis modos de viver na contemporaneidade.
How can reading be studied? Or, even more intriguing, how can we study reading experiences that move, impact and transform the reader? What are the relations between reading, particularly of the literary kind, and not only for information, and attentional processes? Is it the same attention or the same attentional gestures that are mobilized during reading? During any kind of reading? This research is an essay that proposes to think about the relations between attention and literary reading, which is understood as experience. The connections between attention (allied to a cognitive politic that sees cognitive processes in its dimension of processuality, not as data processing), literary reading and experience are complex and must be looked at with care. Facing the discourses that announce the end of a certain literary culture, as well as the widespread of attentional disabilities, this work tries to think possible pointers and practices for nurturing aesthetic experiences, as they are understood as potent mechanisms of invention of new and more sustainable ways of living in the contemporary times.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10653
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_12612_Bárbara Ribeiro Malacarne Paiva.pdf2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.