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Título: A "forma-tela" : modos de pensar a tela do cinema na arte contemporânea
Autor(es): Ferreira, Alana de Oliveira
Orientador: Vieira Jr., Erly
Palavras-chave: Tela
Cinema
Arte contemporânea
Espectador
Data do documento: 24-Set-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A dissertação investiga questões relacionadas ao uso da tela do cinema nos espaços da arte contemporânea, como a arte desconstrói a tela normatizada da sala de cinema para criar novas relações entre o espectador e a forma-tela dentro desse ambiente. Pensar a incorporação do dispositivo cinematográfico nas práticas contemporânea de arte, o que envolve também, pensar como essas novas práticas se relacionam com o espectador. A pesquisa parte de uma análise sobre o uso da tela na arte, como a pintura de cavalete condicionou nosso olhar, para investigar também, como algumas práticas na arte contemporânea buscaram desconstruir essa lógica. Em seguida, traça uma genealogia do cinema expandido, a fim de entender o contexto em que surgiu essa nova forma de pensar o cinema. E, por fim, a pesquisa busca analisar a obra Line Describing a Cone (1973) de Anthony McCall, entender os seus processos, o modo como utilizou a forma-tela do cinema e as reflexões que essa prática traz. Palavras-chave: tela; pintura; cinema; arte contemporânea; espectador. (Versão provisória)
The dissertation investigates the questions related to the use os th cinema screen in the spaces of contemporary art, how art deconstructs the normative screen of cinema to create new relation between the spectator and the screen-form within that environment. Think about the incorporation of the cinematographic device into contemporary art practices, which also involves thinking about how these new practices relate to the viewer. The research is based on na analysis of the use os canvas in art, how easel painting conditioned our eyes, and to investigate also how some practices in contemporary art have sought to deconstruct this logic. Then traces a genealogy of expanded cinema in order to understand the contexto in which this new way of thinking cinema emerged. Finally, the research seeks to analyze Anthony McCall’s “Line Describing a Cone” (1973) to understand its processes, how it used the film form and the reflections that this practice brings.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10837
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