Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11075
Título: Classe multisseriada em Domingos Martins/ES : um estudo de caso sobre cultura escolar e cultura da escola
Autor(es): Muller, Eucinéia Regina
Orientador: Foerst, Erineu
Data do documento: 25-Mar-2019
Citação: MULLER, Eucinéia Regina. Classe multisseriada em Domingos Martins/ES: um estudo de caso sobre cultura escolar e cultura da escola. 2019. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2019.
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida na linha Docência, Currículo e Processos Culturais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo teve como objeto de investigação a problemática das culturas em uma Classe Multisseriada no município de Domingos Martins no Estado do Espírito Santo. A pergunta que deu origem aos estudos foi construída a partir das experiências empíricas, de leituras teóricas e dos dados da realidade concreta, que assim explicitamos: Como a cultura da escola e a cultura escolar se produzem no cotidiano da Classe Multisseriada? O objetivo geral foi analisar cultura escolar e cultura da escola a partir da identificação das práticas do cotidiano escolar que se produzem nessa Classe, para tanto, a pesquisa se deu em interlocução com a nossa trajetória profissional, da interrelação entre culturas e educação, da identificação das possibilidades e dos desafios que emerge nessa organização de ensino e da análise da Educação do Campo como prática intercultural. As abordagens teóricas dialogaram com Arroyo (1994, 1999, 2004, 2011, 2012), Brandão (1985, 2001, 2006, 2009), Candau (2001, 2003, 2014, 2016), Forquin (1993), Freire (1982, 1992, 1983, 1993, 2003, 1988, 2011), Hage (2005, 2010), Moreto (2015, 2018) e outros que beneficiaram as nossas discussões sobre a Classe Multisseriada e os processos culturais. Discussões sobre pesquisas qualitativas (LÜDKE e ANDRÉ, 1986) favoreceram os processos de produção e análise de dados, especialmente com o estudo de caso, por meio da observação participativa com registro em diário de campo, entrevistas, discussões em grupo focal, questionário e análise documental. Os resultados da pesquisa demonstram que a dinâmica pedagógica da Classe Multisseriada produzida pela cultura da escola possibilita romper com a homogeneização e padronização do ensino, sendo estruturante para emancipar e fortalecer as lutas coletivas.
The present research, developed on line teaching, curriculum and Cultural Processes, by the graduate program in education – the Education Center PPGE Universidade Federal do Espírito Santo had as object of investigation the issue of crop a class Multisseriada in the municipality of Domingos Martins in the State of Espírito Santo.The question that gave rise to the studies was built from empirical experiences, theoretical readings and data of reality, so we have specified: How the culture of the school and the school culture produced in the daily life of the Multisseriada Class.The overall objective was to analyze school culture and culture of the school from the identification of everyday school practices that produce in this class, the research was in dialogue with our career, the interrelationship between cultures and education, identification of opportunities and challenges that emerge in this Organization of teaching and analysis of education field as intercultural practice.The theoretical approaches discussed with Arroyo (1994, 1999, 2004, 2011, 2012), Brandão (1985, 2001, 2006, 2009), Candau (2001, 2003, 2014, 2016), Forquin (1993), Freire (1982, 1983, 1992, 1993, 2003, 1988, 2011), Hage (2005, 2010), Moreto (2015, 2018) and others benefited from our discussions about the Multisseriada Class and cultural processes.Discussions on qualitative research (LÜDKE and ANDRÉ, 1986) have favoured the production processes and data analysis, especially with the case study, through participative observation with journaling, field interviews, focus group discussions , questionnaire and documentary analysis.The survey results show that the pedagogical dynamic of Class Multisseriada produced by the culture of the school makes it possible to break away from the homogenization and standardization of teaching, and to emancipate and structural strengthening collective struggles.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11075
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13219_EUCINÉIA REGINA MÜLLER.pdf8.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.