Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Dirce Nazaré de Andrade-
dc.date.accessioned2019-07-23T02:08:26Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-07-23T02:08:26Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11367-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectInformação-
dc.subjectQualidade da Informação-
dc.subjectSistema Acadêmico-
dc.subjectUsuários-
dc.titleInconsistências no sistema acadêmico do Ifes e qualidade da informação: análise de usuários e relatórios da aplicação registro escolar.por
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc35-
dc.subject.br-rjbnInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-
dc.subject.br-rjbnCiência da informação-
dc.subject.br-rjbnEscolas - Documentos e correspondência-
dc.subject.br-rjbnSistemas de computação-
dc.subject.br-rjbnUsuários de computador-
dcterms.abstractNa atual era da informação e do conhecimento a informação é tida como importante recurso e ativo organizacional. Sua qualidade deve ser buscada e monitorada para obtenção de melhores resultados. Para tanto, as organizações modernas contam com os Sistemas de Informações, que têm no usuário o maior responsável pela qualidade das informações geradas. Nesse contexto, também se encontram as instituições educacionais. Isto posto, este estudo se objetivou, no âmbito do IFES, em analisar relatórios da aplicação Registro Escolar do Sistema de Informações Acadêmicas Q-Acadêmico e identificar informações inconsistentes procedentes de ações ou omissões de usuários. Se caracterizou como um estudo de cunho quali-quantitativo de fins exploratório, descritivo, explicativo e aplicado. Para a coleta dos dados advindos dos usuários utilizou-se o questionário como instrumento e, para análise dos relatórios do sistema e outros documentos, a análise documental. Pelos resultados obtidos concluiu-se que os usuários possuem perfis e atitudes favoráveis à manutenção da qualidade das informações, porém requerem treinamentos e orientações para melhorar o desempenho quanto à realização de procedimentos no sistema. Quanto aos relatórios, as inconsistências verificadas neste trabalho não se apresentaram em demasia, no entanto, quando verificadas na geração de documentos, percebe-se a relevância da correção de dados e informações. A partir das conclusões, foram propostas ações de melhoria para o problema verificado nesta pesquisa.por
dcterms.abstractIn this current information and knowledge age, the data itself is essential as an organizational resource and asset. Its quality must be pursued and supervised to achieve better results. For that, the modern organizations, as well as educational institutions, count on the Information System, which relies on users as the mostly responsible for the quality of the generated information. That said, this study focused on analyzing reports from School Register application of the Academic Information System Q-Acadêmico, and identifying inconsistent informations coming from users actions or omissions, within IFES. This study is characterized as quality and quantitative with exploratory, descriptive, explanatory and applicable purposes. A survey was used to collect data from users and, in order to analyze system reports and other documents, a documentary analysis. The results clarified that users have profiles and favorable attitudes towards the maintenance of information quality. However, it requires training and orientation to improve on performing the system's steps correctly. As for the reports itself, the project did not find relative excess of inconsistencies, but when those are verified in the actual documents generation, it is noticeable the importance of correcting both data and information. By the results, improvement actions were proposed to the verified problem.-
dcterms.creatorPuton, Rosana-
dcterms.formatTextpor
dcterms.issued2019-07-10-
dcterms.languagepor-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Públicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqAdministração Pública-
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Gestão Públicapor
dc.contributor.refereeRosado, Layli Oliveira-
dc.contributor.refereeFernandes, Simone da Costa-
Aparece nas coleções:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13543_Dissert final Rosana Puton.pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.