Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2022-03-21T15:18:08Z-
dc.date.available2022-03-21T15:18:08Z-
dc.identifier.isbn978-85-88077-51-1-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11974-
dc.descriptionColeção Pesquisa UFES; 5por
dc.descriptionISBN 978-65-88077-00-9 (coleção)por
dc.publisherEdufespor
dc.publisherMC&Gpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.ddc700.7-
dc.titlePráxis criadora : arte no espaço educativopor
dc.typebookpor
dc.subject.br-rjbnEducação - Arte-
dc.subject.br-rjbnProfessores de arte - Formação-
dc.subject.br-rjbnArte - Estudo e ensino-
dc.subject.br-rjbnPensamento criativo-
dc.subject.br-rjbnPráticas de ensino-
dc.subject.br-rjbnAtividades criativas na sala de aula-
dcterms.abstractEste trabalho investiga uma ação educativa em arte em espaços não formais de educação originária de uma política pública da Secretaria do Menor do Estado de São Paulo (gestão 1987 a 1994). Levantou a hipótese de que esta experiência com ensino de arte concorreu para a formação de seus profissionais e trouxe contribuições para as práticas que exercem nas instituições escolares às quais estão vinculados hoje. Configurou-se como pesquisa qualitativa e a metodologia empregada ressaltou o levantamento de dados secundários, como as publicações oficiais da época, mas também dados primários a partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais que tiveram papel fundamental na criação, implantação e prática nos Programas de Complementação Escolar. Concluiu que esses professores realizaram uma experiência de ensinar e aprender de maneira significativa e que a concepção Arte como pesquisa, no espaço educativo indicou orientações didáticas para o trabalho em arte que enfatiza um espaço/tempo privilegiado para os menores desenvolverem ação criadora e trabalhos nas linguagens artísticas e, às equipes profissionais, a práxis educativa. A concepção Arte como pesquisa, no espaço educativo apresenta um modo de ver a arte na educação, com um projeto pedagógico em arte comprometido com a experimentação, descoberta, invenção e processos criadores das crianças, adolescentes e jovens, como também dos professores.por
dcterms.audienceEnsino superiorpor
dcterms.bibliographicCitationSANMARTIN, Stela Maris. Práxis criadora : arte no espaço educativo . Vitória: EDUFES ; Rio de Janeiro: MC&G, 2021. (Coleção Pesquisa UFES ; 5)por
dcterms.coverageVitória, 2021por
dcterms.creatorSanmartin, Stela Maris-
dcterms.extent1853por
dcterms.formattextpor
dcterms.issued2021-
dcterms.languageporpor
dcterms.subjectArte (Educação)por
dcterms.subjectPráxis criadorapor
dcterms.subjectEspaço educativopor
dcterms.subjectDidática da artepor
dcterms.subjectArte na educação não formalpor
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespor
schema.affiliationUniversidade Federal do Espírito Santopor
foaf.homepagewww.ufes.brpor
foaf.nameUniversidade Federal do Espírito Santopor
dcterms.creator.orcid0000-0001-7276-0584por
frapo.hasFundingAgencyO financiamento da Coleção foi viabilizado por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de recursos do Tesouro Nacionalpor
bibo.pageStart8por
bibo.pageEnd215por
Aparece nas coleções:EDUFES - E-Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LIVRO_05_Praxis_criadora_colecao-pesquisa-ufes_ebook_final-MENU.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons