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dc.date.accessioned2022-08-17T11:40:25Z-
dc.date.available2022-08-17T11:40:25Z-
dc.identifier.isbn978-85-7772-485-7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/12129-
dc.descriptionColeção Pesquisa UFES; 30por
dc.descriptionISBN 978-65-88077-00-9 (coleção)por
dc.publisherEdufespor
dc.publisherMC&Gpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.ddc370.71-
dc.titleEstudos de pedagogia histórico-crítica : formulações sobre ensino, currículo e prática pedagógicapor
dc.typebookpor
dc.subject.br-rjbnEducação - Filosofia-
dc.subject.br-rjbnPedagogia crítica-
dc.subject.br-rjbnFormação de professores-
dc.subject.br-rjbnPrática de ensino-
dc.subject.br-rjbnCurrículos-
dcterms.abstractO livro traz parte dos estudos recentes do Grupo de pesquisa “Pedagogia histórico-crítica e educação escolar” que objetiva o estudo da pedagogia histórico-crítica, especialmente no que se refere às suas expressões vinculadas à prática pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento, tomando essa concepção pedagógica como referência para a educação escolar emancipatória. De modo geral, o que temos perseguido nos trabalhos de nosso grupo é contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da pedagogia histórico-crítica, em especial possibilitando reflexões consistentes sobre a prática pedagógica em contraposição às teorias hegemônicas, fazendo avançar a formação qualificada de professores. Tomando as referências basilares da pedagogia histórico-crítica, de valorização da escola, da docência, dos conteúdos constituídos historicamente que contribuem para o processo de humanização dos indivíduos, dedicamos esta obra a reflexões e contribuições que temos nos esforçado para sistematizar e esperamos que possam fomentar novos estudos, nossos e de outros, que busquem uma nova forma de vida social. Os capítulos do livro discutem o neoliberalismo e sua relação com a privatização da educação; os interesses e formulações contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); as especificidades da prática pedagógica e de processos avaliativos na educação infantil; as artes como potência formativa, secundarizada na educação escolar; a resistência a projetos conservadores - como o Escola sem Partido; e o mapeamento realizado sobre a inserção da pedagogia histórico-crítica na formação de professores.por
dcterms.audienceEnsino superiorpor
dcterms.bibliographicCitationGALVÃO, Ana Carolina Galvão (org.). Estudos de pedagogia histórico-crítica: formulações sobre ensino, currículo e prática pedagógica. Vitória : EDUFES ; Rio de Janeiro : MC&G, 2O22.por
dcterms.extent1918por
dcterms.formattextpor
dcterms.issued2022-
dcterms.languageporpor
dcterms.subjectPedagogia histórico-críticapor
dcterms.subjectPrática pedagógicapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
frapo.hasFundingAgencyO financiamento da Coleção foi viabilizado por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de recursos do Tesouro Nacionalpor
dc.contributor.organizerGalvão, Ana Carolina-
dc.contributor.organizer-orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8451-8269por
bibo.pageStart1por
bibo.pageEnd154por
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