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Título: O mal da imagem (?) e as estratégias de apropriação em "Mouchette.org"
Autor(es): Santos, Rodrigo Hipólito dos
Orientador: Bezerra, Ângela Maria Grando
Palavras-chave: Mouchette.org
Net.art
Deliberação
Incorporação
Data do documento: 15-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A partir da proposição artística Mouchette.org (1996), de autoria de Martine Neddam, esta dissertação trata de características da net.art voltadas para o compartilhamento e a interatividade. É nosso interesse melhor compreender as transformações ocorridas nas representações personais ligadas à produção artística após a disseminação do acesso a internet. Quais são e como ocorrem os processos que permitem a sobrevivência de uma proposta de arte pautada na mediação de interfaces digitais e aparelhos programados, como é o caso de Mouchette.org? Quais as consequências amplas do mútuo traspassamento entre o humano e os aparatos técnicos? Como pensar esse trabalho de arte que se efetiva na encenação de personas virtuais? Essas perguntas compõem parte de uma trama, na qual se cruzam as ideias de tecnoimagem, aparelhos programados, máquinas pensantes, interatividade, incorporação, ser humano como cyborg, natureza-cultura, encenação de sujeitos multifacetados e produção poética na internet. Cada um desses pontos possui sua rede de autores, dos quais destacamos a compreensão de Vilém Flüsser sobre tecnoimagens, a superação das dicotomias natureza/cultura e orgânico/sintético, por parte de Bruno Latour, e a concepção de Lúcia Santaella do humano como ser da técnica, condensada na ideia de cyborg. Dessa trama, extraímos o sentido flusseriano de Homo Ludens, como o sujeito detentor de tecno-imaginação. O tecno-imaginador seria o jogador, capaz de deliberar sobre os dados disponíveis para fazer surgir informação improvável, nova. O ato de deliberar do jogador em Mouchette.org se dá em conjunto com a mútua incorporação entre aparelho, programação, persona virtual, sujeito multifacetado e informação. A união dos conceitos de deliberar e incorporar fornece o óculo através do qual enxergamos as estratégias de apropriação próprias das formas de arte baseadas na internet. De modo amplo, com o estudo de Mouchette.org, intentamos construir conteúdo crítico a respeito da demonstração e do desmonte do mundo percebido e erigido através de aparelhos e programas cada vez mais complexos. Palavras-chave: Mouchette.org. Net.art. Deliberação. Incorporação. Apropriação.
From the artistic proposal "Mouchette.org" (1996) authored by Martine Neddam, this dissertation deals with net.art features focused on the sharing and interactivity. It is our interest better understand the transformations that occurred in personal representations related to artistic production after the spread of internet access. What are and how they occur the processes that enable the survival of a proposal of art based in the mediation of digital interfaces and devices programmed, as is the case of "Mouchette.org"? What are the broad consequences of mutual crossing between the human and technical devices? How can we to think this work of art, that effective itself in staging of virtual personas? These questions composes part of a plot in which cross each the ideas of tecnoimage, programmed devices, "thinking machines", interactivity, incorporation, human as cyborg, nature-culture, staging of multifaceted subject and poetic production on the internet. Each of these points has its network of authors, of which we highlight the comprehension of Vilém Flusser about tecnoimages, the overcoming of the dichotomies of nature/culture and organic/synthetic, by Bruno Latour, and the conception of Lucia Santaella about the human as Being the technique, condensed in idea of cyborg. Of this weft, we extract the flusserian sense of Homo Ludens, as the subject that is the holder of "techno-imagination". The "techno-imaginer" would be the player, able to deliberate on the data available to elicit improbable information. The player's act of deliberating, in "Mouchette.org", happens in conjunction with the mutual incorporation between device, programming, virtual persona, multifaceted subject and information. The union of the concepts of deliberating and incorporate provides the spyglass through which we see the appropriation strategies of art forms based on the internet. In broad terms, with studying of "Mouchette.org", we aim to build critical content about the demonstration and the dismantling of a world perceived and erected through devices and increasingly complex programs.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2131
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