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Título: Explorando esquemas de ação : o professor como ator plural
Autor(es): Pellegrini, Roberto Passos
Orientador: Paiva, Fernanda Simone Lopes de
Data do documento: 4-Set-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi identificar alguns dos esquemas de ação mobilizados por uma professora na sua prática profissional, considerando as condições de homogeneidade ou heterogeneidade dos contextos dos quais viveu / vive; captados pelas narrativas da professora (sobre elementos relativos ao contexto pessoal/ familiar e pela observação da suas ações em diferentes situações de seu contexto. A análise recaiu sobre dois desses esquemas na perspectiva de perceber como foram incorporados e como se dava a mobilização desses esquemas de ação na interação da professora com as situações que se apresentavam em sua prática docente. Os resultados da pesquisa foram compartilhados com a professora pesquisada como reflexões para contribuir com possíveis modificações na sua prática. O referencial teórico utilizado foi a Teoria do Ator Plural, de Bernard Lahire (2002), que busca evidenciar a pluralidade de esquemas de ação incorporados, como eles são constituídos e mobilizados, por atores que se relacionam em diferentes contextos. O referencial teórico baseia-se nas teorias da ação que buscam responder as questões sobre o agir do ator na relação com o mundo. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória – ES, com apenas uma professora, no período de Fevereiro a Dezembro de 2008.
The main goal of this research is to identify a teacher’s way of actions in her professional practice, considering homogeneity and heterogeneity contexts through which she lived. It was based on the teacher’s narrative (concerning personal and familiar contexts) and also on the observation of her actions in different situations in a particular context. The analysis was established mainly on two ways of actions in the perspective of noticing how they were incorporated, and how these ways of actions took place in the teacher’s interaction with the situations she dealt with in her teaching practice. The results were shared with the teacher as a reflection, and to contribute with possible changes in her practice. The theory used was “Teoria do Ator Plural” (Theory of the plural actor) b y Bernard Lahire (2002) which tries to identify the plurality of ways of actions incorporated, how they are built and used by actors that interact in different contexts. The theoretical reference is based on the theory about the actions which tries to answer the questions about the actor’s acting in relation to the world. This research was developed in a local school in Vitoria, Espírito Santo, with only one teacher from February to December 2008.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4616
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