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Título: A produção acadêmica sobre a formação continuada de professores de educação física
Autor(es): Cruz Junior, Antônio Fernandes da
Orientador: Della Fonte, Sandra Soares
Coorientador: Loureiro, Robson
Palavras-chave: formação continuada
formação de professores
formação humana
Data do documento: 16-Dez-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação procurou responder ao seguinte questionamento: qual seria a concepção de formação continuada que predomina na produção acadêmica da Educação Física? Para tanto, investigamos a produção materializada em artigos de quatro significativos periódicos da área: Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Motriz e Revista Pensar a Prática. Partimos da hipótese de que, ao analisar os trabalhos da área, encontraríamos uma diversidade de conceitos, os quais, em sua maioria, convergiriam para uma concepção restrita de formação continuada, pautada na priorização da noção de prática imediata, de reflexibilidade a partir do micro e das questões intra-escolares. Ao analisarmos as categorias teóricas (experiência, saberes docentes, prática pedagógica e pesquisa qualitativa) que orientam a discussão da formação continuada no presente estudo, percebemos que esses conceitos fundamentais instigam avanços e, ao mesmo tempo, colocam limitações e problemas. Apesar da não redução da formação continuada a um evento isolado, da crítica à racionalidade instrumental no trabalho docente, da tentativa de construir vias alternativas a discursos meramente macro, da valorização do protagonismo do professor e da prática reflexiva, em vários momentos, a produção acadêmica estudada reforça compreensões imediatas de prática, valoriza o saber útil à situação de ensino, substitui a experiência pela vivência, instrumentaliza a teoria e perde o horizonte histórico. Portanto, as reflexões sobre formação continuada de professores assumem, em vários momentos, aspectos semiformativos. Diante de muitos avanços e limites já declarados no que concerne às categorias de análise, não podemos deixar de reforçar a tese que por ora defendemos: de que a formação continuada não deve prescindir de uma formação humana ampla.
This research focuses on the following question: what would be the conception of continuing education which prevails in the studies of physical education? We therefore investigated the production of articles materialized in four mainly journals: Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Motriz e Revista Pensar a Prática. Our hypothesis is that when discussing the work area, we would find a variety of concepts which, in most cases, converge to a narrow understanding of continuing formation, based on the prioritization of the concept of immediate practical, the reflectivity from the micro and Intraschool issues. Analyzing the theoretical categories (experience, teacher‟s knowledge, pedagogical practice and qualitative research) that guide the discussion of continuing education in this study, we realized that these fundamental concepts instigate advances and at the same time limitations and problems. Despite no reduction in continuing formation to a single event, the critique of instrumental rationality in teaching, the attempt to build alternative routes to speeches merely macro, the appreciation of the role of the teacher and reflective practice, the academic study enhances understanding of immediate practical, values the knowledge that is useful for teaching situation, replaces the experience by experience, instrumentalizes the theory and loses the historical horizon. Therefore, the reflections on continuing education of teachers assume in many times aspects of semiformation. Faced with many leaps and bounds as stated, we should strengthen the argument that we stand for: that continuing formation should not exclude an extensive cultural formation.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4630
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