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dc.contributor.advisorSilva, Laércio Evandro Ferracioli da-
dc.date.accessioned2016-08-29T15:36:04Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T15:36:04Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4789-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectAulas expositivaspor
dc.subjectExperimentos demonstrativospor
dc.subjectVídeospor
dc.subjectSimulações computacionaispor
dc.subjectTeaching of Physicseng
dc.subjectLecture classeseng
dc.subjectDemonstration experimentseng
dc.subjectComputer simulationseng
dc.titleA utilização combinada de experimentos demonstrativos, vídeos e simulações computacionais no ensino da Física : um estudo exploratório no contexto de aulas expositivaspor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc53-
dc.subject.br-rjbnFísica - Estudo e ensinopor
dc.subject.br-rjbnRecursos audiovisuaispor
dc.subject.br-rjbnTecnologias educacionaispor
dcterms.abstractEste estudo teve o objetivo de investigar a utilização de uma proposta para ensino de conteúdos de Física, visando promover a melhoria da qualidade desse ensino, com foco na combinação de recursos educacionais – experimentos demonstrativos, vídeos, e simulações computacionais – no início de aulas expositivas para estudantes de uma Escola Militar, a saber, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) localizada na Enseada do Inhoá em Vila Velha-ES. A investigação foi desenvolvida a partir da unidade de ensino Ondas que foi dividida em três subunidades denominadas Movimento Periódico, Movimento Ondulatório e Ondas Sonoras. Nesse contexto, este estudo investigou se a Proposta de Ensino contribuía para a melhoria no desempenho do estudante na disciplina Física; qual recurso educacional proporcionou interesse e atenção aos conteúdos abordados em cada subunidade de ensino; qual recurso educacional mais contribuiu para a visualização dos conceitos por parte dos alunos, bem como qual recurso educacional mais contribuiu para promover a participação deles. Utilizou-se um Delineamento Experimental com o uso de estatística inferencial a fim de avaliar o efeito da proposta de ensino no contexto estudado. Os resultados apontaram que a proposta de ensino investigada não contribuiu para a melhoria do desempenho dos estudantes na Avaliação Escrita Curricular, uma vez que não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as médias do Grupo de Controle e do Grupo Experimental. No entanto, constatou-se que os recursos utilizados contribuíram de igual maneira para a promoção do interesse, da atenção, da visualização e da participação dos alunos pertencentes ao Grupo Experimental durante as aulas expositivas de cada subunidade de ensinpor
dcterms.creatorNey, Jeferson-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2014-07-24-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEnsino de Ciências e Matemáticapor
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapor
dc.contributor.refereePaiva, Maria Auxiliadora Vilela-
dc.contributor.refereeZandonade, Eliana-
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