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dc.contributor.advisorFerracioli, Laércio-
dc.date.accessioned2016-08-29T15:36:04Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T15:36:04Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4789-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectAulas expositivaspor
dc.subjectExperimentos demonstrativospor
dc.subjectVídeospor
dc.subjectSimulações computacionaispor
dc.subjectTeaching of physicseng
dc.subjectLecture classeseng
dc.subjectDemonstration experimentseng
dc.subjectComputer simulationseng
dc.titleA utilização combinada de experimentos demonstrativos, vídeos e simulações computacionais no ensino da física : um estudo exploratório no contexto de aulas expositivaspor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc53-
dc.subject.br-rjbnFísica - Estudo e ensinopor
dc.subject.br-rjbnRecursos audiovisuaispor
dc.subject.br-rjbnTecnologias educacionaispor
dcterms.abstractEste estudo teve o objetivo de investigar a utilização de uma proposta para ensino de conteúdos de Física, visando promover a melhoria da qualidade desse ensino, com foco na combinação de recursos educacionais – experimentos demonstrativos, vídeos, e simulações computacionais – no início de aulas expositivas para estudantes de uma Escola Militar, a saber, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) localizada na Enseada do Inhoá em Vila Velha-ES. A investigação foi desenvolvida a partir da unidade de ensino Ondas que foi dividida em três subunidades denominadas Movimento Periódico, Movimento Ondulatório e Ondas Sonoras. Nesse contexto, este estudo investigou se a Proposta de Ensino contribuía para a melhoria no desempenho do estudante na disciplina Física; qual recurso educacional proporcionou interesse e atenção aos conteúdos abordados em cada subunidade de ensino; qual recurso educacional mais contribuiu para a visualização dos conceitos por parte dos alunos, bem como qual recurso educacional mais contribuiu para promover a participação deles. Utilizou-se um Delineamento Experimental com o uso de estatística inferencial a fim de avaliar o efeito da proposta de ensino no contexto estudado. Os resultados apontaram que a proposta de ensino investigada não contribuiu para a melhoria do desempenho dos estudantes na Avaliação Escrita Curricular, uma vez que não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as médias do Grupo de Controle e do Grupo Experimental. No entanto, constatou-se que os recursos utilizados contribuíram de igual maneira para a promoção do interesse, da atenção, da visualização e da participação dos alunos pertencentes ao Grupo Experimental durante as aulas expositivas de cada subunidade de ensino.por
dcterms.abstractThis research aimed at investigating a proposal for teaching Physics contents, in order to improve its quality, based on a combination of educational resources – demonstration experiments, videos, and computer simulations – at the beginning of lecture classes, for students at a military school, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), in Enseada do Inhoá, Vila Velha, ES. The investigation was conducted approaching the teaching unit Waves, which was divided into three subunits: Periodic Motion, Wave Motion and Sound Waves. The teaching proposal aimed at promoting improvements on the quality of Physics teaching. Therefore, this study evaluated whether the suggested Teaching Proposal contributed to increase the performance of students of Physics. It investigated (1) which educational resource better attracted students’ attention and interest in the contents approached in each teaching subunit; (2) which educational resource has contributed most for students’ understanding of concepts; and (3) which educational resource better increased students’ participation. An Experimental Design with the use of inferential statistics was applied in order to assess the effects of this teaching proposal in the studied context. Results showed that the investigated teaching proposal did not contribute to improve students’ performance on the Curricular Exam, once there were no statistically significant differences between the scores of the Control Group and the Experimental Group. However, it was observed that the educational resources used, helped to equally promote interest, attention, understanding and participation of students from both control and experimental groups in the lecture classes of each teaching subunit.eng
dcterms.creatorNey, Jeferson-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2014-07-24-
dcterms.languageporpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEnsino de Ciências e Matemáticapor
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapor
dc.contributor.refereePaiva, Maria Auxiliadora Vilela-
dc.contributor.refereeZandonade, Eliana-
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