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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Geide Rosa-
dc.date.accessioned2016-08-29T15:36:05Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T15:36:05Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4796-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopen accesseng
dc.subjectInterações dialógicaspor
dc.subjectUso de vídeospor
dc.subjectDialogic interactionseng
dc.subjectUse of videoseng
dc.titleInterações discursivas em aulas de física do ensino médio para o ensino de energia : narrativas de um professor em formaçãopor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc53-
dc.subject.br-rjbnFísica - Estudo e ensinopor
dc.subject.br-rjbnTecnologia educacionalpor
dc.subject.br-rjbnVideoteipes na educaçãopor
dcterms.abstractEm busca de ministrar uma aula mais dialógica, na qual os alunos não fossem meros coadjuvantes, mas que participassem efetivamente da construção do seu conhecimento, apresento uma proposta para a discussão do tema energia de forma integrada, partindo de um contexto mais geral onde identificamos todas as formas de manifestação da energia que os alunos conheciam, para então abordar conhecimentos mais específicos identificando e analisando cada uma das energias citadas por eles, e como essas energias se transformam. A proposta de pesquisa foi desenvolvida em uma escola de ensino médio da rede estadual do Espírito Santo. O objetivo principal foi narrar e analisar a minha própria prática ao abordar o tema energia, para estudantes da terceira série do ensino médio, em uma dimensão mais dialógica. A reflexão pauta-se nas interações discursivas estabelecidas em classe, em uma turma com trinta e seis alunos da terceira série do ensino médio. Para a abordagem do tema desenvolvi uma sequência didática que durou onze horas-aula e ela foi estruturada a partir dos três momentos pedagógicos descritos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), utilizando vídeos do canal Youtube, para construção da problemática inicial. Assumo a narrativa como metodologia dessa pesquisa, uma vez que toda a “estória científica” desenvolvida na sequência foi narrada por mim, com uma riqueza muito grande de detalhes, já que todas elas foram gravadas no formato de HD em áudio e vídeo. Para analisar as interações discursivas utilizei a ferramenta proposta por Mortimer e Scott (2002). Investiguei também a apropriação de conhecimentos por parte dos estudantes em relação à temática energia e a opinião dos mesmos sobre a intervenção educacional. Pela minha falta de experiência em aulas baseada na interação dialógica, percebi que em alguns momentos deveria haver mais feedback (F) ou prosseguimento (P) às falas dos alunos para potencialização da interatividade e do diálogo. Com relação aos sentidos produzidos pelos estudantes sobre energia, posso dizer que extrapolou minhas expectativas, pois as discussões sobre as energias, a forma como a utilizamos e a matriz energética do nosso país, muitas vezes, desdobraram-se para um campo interdisciplinar. Nesse contexto, os alunos puderam desenvolver uma opinião crítica a respeito do uso consciente sobre a energiapor
dcterms.abstractIn search of trying to teach a more dialogical class, where students were not mere adjuncts, but to participate more effectively in the construction of their knowledge, I present a proposal for discussion of the energy theme in integrated manner, starting more general context where we identify all forms of energy who students have known, and then address more specific knowledge, identifying and analyzing each of the cited energy by them, and as those energies are transformed. The research proposal has been developed in a public high school in the state of Espírito Santo. The main objective was to narrate and analyze my own practice when trying to approach the energy theme, for the third grade students of high school, in a more dialogical dimension. The reflection is guided in the speech interactions established in the classroom with thirty-six students of the third grade in a high school. To approach the subject, I developed a didactic sequence that lasted eleven teaching hours and it was structured from the three educational moments described by Delizoicov, Angotti in Pernambuco (2002), using videos from youtube channel, for construction of the initial problem. I take on the narrative as this research methodology, since the whole “scientific story” developed as a result that was narrated by me, with a wealth of details, since all of them were recorded in HD format in audio and video. To analyze the discursive interactions used the tool proposed by Mortimer an Scott (2002). I investigated also the appropriation of students in relation to the energy theme and the same opinion about the education intervention. For my lack of experience in lessons based on dialogic interaction, I realized that in a few moments, in relation to the subject should be more feedback(F) or pursuance(P) in the speeches of the students to enhance of the interactivity and dialogue. With the respect to the sense produced by students about energy, how we use it, and the energy matrix of our country, often deployed to an interdisciplinary field. In this context, students could develop a critical opinion about the conscious use of energyeng
dcterms.creatorAlmeida, Julio Cesar Souza-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2015-08-31-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapor
dc.contributor.refereeGarcia, Junia Freguglia Machado-
dc.contributor.refereeAnastácio, Simone Aparecida Fernandes-
dc.contributor.refereeSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
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