Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves Junior, Etereldes-
dc.date.accessioned2016-08-29T15:36:14Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T15:36:14Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4820-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectLimitepor
dc.subjectDerivadapor
dc.subjectIntegralpor
dc.subjectGeoGebra (Software)por
dc.subjectCalculuseng
dc.subjectLimiteng
dc.subjectDerivativeeng
dc.titleResgate da inserção das noções elementares do cálculo (em particular, das noções de limite) durante o ensino médiopor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc51-
dc.subject.br-rjbnCálculopor
dc.subject.br-rjbnIntegrais (Matemática)por
dc.subject.br-rjbnMatemática - Estudo e ensinopor
dcterms.abstractEste trabalho é uma alternativa de retorno da abordagem de assuntos ligados ao Cálculo Diferencial e Integral, de forma intuitiva e construtiva, durante o Ensino Médio. O desenvolvimento desse material inicia com a realização de uma pesquisa histórica sobre a evolução do estudo de limite, derivada e integral, em seguida é feito um levantamento de dados entre professores e graduandos sobre os impactos (vantagens/desvantagens) que o resgate do repasse de ideais correlatas do Cálculo proporcionaria. Com o intuito de justificar a restauração proposta, foi realizado um mapeamento dos conteúdos que necessitam de enfoque de noções intuitivas do Cálculo nos principais livros didáticos utilizados tradicionalmente nas escolas capixabas públicas e particulares. Foi questionada entre professores a melhor série, a visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o currículo básico, a existência de cursos de formação e material didático específico para realização de tal iniciativa assim como foi avaliada a situação em que é possível inserir tais conceitos sem causar danos e comprometimento ao ensino/aprendizagem dos alunos. Após a análise dos assuntos principais que requerem o uso de noções de Cálculo, de uma maneira geral, montou-se a proposta de sequencia didática com atividades, estratégias e metodologias desenvolvidas e apresentadas de maneira construtiva e intuitiva.por
dcterms.abstractThis work is an alternative return of the issues related to Di erential and Integral Calculus approach, intuitive and constructive way, during high school. The development of this material starts with doing historical research on the evolution of the study of limit, derivative and integral, then it is a survey of data between faculty and graduate students about the impacts (advantages/disadvantages) that the transfer of redemption ideals related calculation would provide. In order to justify the proposed restoration, a mapping of the contents that require focus on intuitive notions of calculus in the main textbooks used traditionally in public and private schools capixabas was performed. It was questioned from the grade teachers, the vision of the National Curriculum Parameters (PCN), the core curriculum, the availability of training courses and speci c teaching materials for conducting such an initiative as well as the situation in which you can enter these concepts was evaluated harmlessly and commitment to teaching/learning of students. After analyzing the main issues that require the use of concepts of Calculus, in general, was set up to draft sequence with didactic activities, strategies and methodologies developed and presented in a constructive and intuitive way.eng
dcterms.creatorFerreira, Alexandre Maia-
dcterms.formattext-
dcterms.issued2014-04-25-
dcterms.languagepor-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqMatemática-
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.contributor.refereeConceição Junior, Duilio Tadeu da-
dc.contributor.refereeWrobel, Julia Schaetzle-
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_7681_Dissertação_final_ Alexandre Maia Ferreira.pdf5.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.