Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5317
Título: Uma experiência didática para a aprendizagem de frações : matemática para residentes de uma casa de passagem
Autor(es): Chequetto, Jonas José
Orientador: Fassarella, Lúcio Souza
Coorientador: Cesana, Andressa
Palavras-chave: Matemática - Educação
Material didático
Aprendizagem
Frações - Métodos de ensino
Instituição social
Data do documento: 29-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CHEQUETTO, Jonas José. Uma experiência didática para a aprendizagem de frações: matemática para residentes de uma casa de passagem. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Resumo: Investiga quais aspectos podem emergir da realização de uma experiência didática na aprendizagem de frações com alunos da Educação Básica residentes da Casa de Passagem de São Mateus ES, uma instituição que abriga adolescentes em situação de vulnerabilidade social, caracterizada por fatores que provocam a perda de seus vínculos familiares. Configura uma pesquisa qualitativa baseada no estudo de caso do tipo etnográfico, organizada a partir da Engenharia Didática. Utiliza entrevistas, observação participante e diário de campo como principais instrumentos de coletas de dados. Identifica as concepções dos residentes sobre Matemática e sobre frações, bem como elabora, aplica e analisa uma sequência didática na aprendizagem de frações, pautada na Teoria das Situações Didáticas, no uso de Jogos e Materiais Manipuláveis como recursos didáticos, além de considerações atuais sobre o ensino e aprendizagem de frações
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9562_06 - Jonas José Chequeto20160518-114431.pdf2.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.