Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGarcia, Anilton Salles-
dc.date.accessioned2016-12-23T14:07:28Z-
dc.date.available2006-10-27-
dc.date.available2016-12-23T14:07:28Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/6226-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsembargoed access 3 yearseng
dc.titleUm protótipo de uma ferramenta Web para gerência de serviços em ambientes de TIpor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc621.3-
dc.subject.br-rjbnGerênciapor
dc.subject.br-rjbnRedes de computaçãopor
dc.subject.br-rjbnSoftwarepor
dcterms.abstractDevido ao crescimento da complexidade das redes e aplicações e à necessidade de serviços de TI (Tecnologia da Informação) distribuídos, houve uma mudança na forma pela qual os sistemas são gerenciados. O foco moveu-se da gerência orientada a dispositivos para a gerência orientada a serviços. Atualmente, pequenas e grandes organizações precisam de uma infra-estrutura de TI para suportar seus negócios, e esta infra-estrutura deve ser monitorada a fim de garantir o seu bom funcionamento. Métricas quantitativas devem ser medidas e utilizadas para se obter um feedback a respeito do funcionamento do ambiente de TI. Este trabalho propõe um sistema de gerência de serviços de rede, baseado em web, que utiliza padrões abertos e software livre, para ajudar na prática do Gerenciamento de Nível de Serviço (SLM Service Level Management) em ambientes de TI. Uma métrica aqui chamada de Índice de Disponibilidade de Sistema - IDS é considerada como uma maneira de medir a funcionalidade dos sistemas de ambientes de TI. A fim de validar o protótipo desenvolvido para o sistema proposto, um estudo de caso é apresentado e os principais resultados são analisados.por
dcterms.abstractThe increasing complexity in the networks and applications with the new demands for distributed information technology (IT) services has changed the way systems are managed. The focus has moved from device-oriented management to service-oriented management. Currently, small and large companies demand an IT infrastructure to support their business, and such infrasctructure has to be monitored. Quantitative metrics should be measured and used to get a feedback about the IT environment functionalities. This work proposes a web-based network service management system that use open standards and free software to help the practice of Service Level Management (SLM) at IT environments. A metric here named Service Availability Index - is presented as a way to measure the IT environment system functionalities. To validate the prototype developed for the system proposed, a case study is presented and the main results are analyzed.eng
dcterms.creatorDrago, Rodrigo Bonfá-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2006-04-12-
dcterms.languagepor-
dcterms.subjectGerência de serviçospor
dcterms.subjectSistema de gerênciapor
dcterms.subjectGerência de nível de serviçopor
dcterms.subjectService managementeng
dcterms.subjectÍndice de disponibilidadepor
dcterms.subjectManagement systemseng
dcterms.subjectService level managementeng
dcterms.subjectAvailability indexeng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicospor
dc.publisher.courseMestrado em Engenharia Elétricapor
dc.contributor.refereePereira Filho, José Gonçalves-
dc.contributor.refereeRosa, Pedro Frosi-
frapo.hasFundingAgencyConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DissertacaoMestradoRodrigoBonfaDrago.pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.