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Título: Ver para fazer e aprender para ensinar : prescrições pedagógicas em imagens para a Educação Física (1932-1960)
Autor(es): Retz, Renato Pereira Coimbra
Orientador: Ferreira Neto, Amarílio
Coorientador: Santos, Wagner dos
Data do documento: 28-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Analisa as imagens utilizadas como prescrições pedagógicas, veiculadas nas matérias de três periódicos, caracterizados como a impressa periódica de ensino e de técnicas da Educação Física e do Esporte (FERREIRA NETO, 2005), que estiveram em circulação entre anos de 1932 a 1960. Trata-se de um estudo histórico que assume os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural (CHARTIER, 1990). As fontes são as matérias com imagens dos periódicos: Revista de Educação Física (1932-1960), Revista Educação Physica (1932-1945) e Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952). No primeiro capítulo, foram identificadas a natureza das imagens utilizadas e analisadas as intencionalidades editoriais nos seus usos e apropriações (CERTEAU, 2014). A análise evidenciou duas naturezas de imagens presentes nos três periódicos: fotografias e desenhos (ilustração antropomórfica, diagrama, croqui e charge). No segundo capítulo, foram analisados os usos que os periódicos fizeram das imagens para prescrever e orientar os movimentos corporais de cada prática compreendida como parte da Educação Física. A análise das fontes evidenciou dois modos como as imagens foram utilizadas: a) para mostrar como realizar os movimentos; e b) para apresentar uma possibilidade de realização dos movimentos. No terceiro capítulo, foram analisados como os periódicos de ensino e de técnicas da Educação Física e Esporte, no período de 1932 a 1960, utilizaram as imagens visuais para o ensino de regras, táticas esportivas e composições coreográficas. Conclui-se que os periódicos contribuíam para a formação dos professores, por se apresentarem como um repositório de fundamentos, prescrições, modelos e aconselhamentos sobre boas práticas, e, especificamente, privilegiando o contato prático dos alunos com o conteúdo: a experiência do aprender fazendo ou fazer para aprender (FERREIRA NETO et al, 2014). Também se constituíam como um grande repositório de imagens, que, como recurso pedagógico, prescreviam e orientavam a aprendizagem das mais diversas práticas que faziam parte da Educação Física, possibilitando aos professores terem em mãos um material didático de fácil acesso que os permitiam ver para fazer e aprender para ensinar.
It analyzes the images used as pedagogical prescriptions, published in the subjects of three periodicals, characterized as the periodic printed of teaching and techniques of Physical Education and Sports (FERREIRA NETO, 2005), that were in circulation between years of 1932 to 1960. Is based on a historical study that assumes the theoretical-methodological assumptions of Cultural History (CHARTIER, 1990). The sources are the images of the periodicals: Revista de Educação Física (1932-1960), Revista Educação Physica (1932-1945) and Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952). In the first chapter, we identified the nature of the images used and analyzed the editorial intentions in their uses and appropriations (CERTEAU, 2014). The analysis revealed two types of images present in the three journals: photographs and drawings (anthropomorphic illustration, diagram, sketch and cartoon). In the second chapter, we analyzed the uses that periodicals made of images to prescribe and guide the body movements of each practice understood as part of Physical Education. The analysis of the sources showed two ways in which the images were used: a) to show how to perform the movements; and b) to present a possibility of realizing the movements. In the third chapter, it was analyzed how the periodicals of teaching and techniques of Physical Education and Sports, from 1932 to 1960, used the visual images for the teaching of rules, sports tactics and choreographic compositions. It was concluded that the journals contributed to the formation of the teachers, for presenting themselves as a repository of fundamentals, prescriptions, models and advice on good practices, and specifically favoring students' practical contact with content: the experience of learning by doing or doing to learn (FERREIRA NETO, et al., 2014). They also constituted a great repository of images, which, as a pedagogical resource, prescribed and guided the learning of the most diverse practices that were part of Physical Education, enabling teachers to have in hand a didactic material of easy access that would allow them to see to do and learn to teach.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7196
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