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Título: Valores em jogo : possibilidades para educação olímpica na educação física escolar
Autor(es): Santos, Fabiano Basso dos
Orientador: Tavares, Otavio Augusto de Araujo
Palavras-chave: Valores
Esporte
Educação Olímpica
Values
Sport
Olympic Education
Data do documento: 11-Mai-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Até 2016 o Brasil sediará uma série de megaeventos esportivos, sendo o maior deles os Jogos Olímpicos. Segundo a literatura internacional megaeventos podem gerar legados tangíveis e intangíveis tanto para a cidade-sede quanto para o país (POYNTER, 2006). Entre os legados tangíveis podem ser citados o desenvolvimento econômico e a melhora da infra-estrutura urbana, por exemplo. Já entre os legados intangíveis situam-se a modificação do status internacional do país e da cidade-sede e o fomento de atividades educacionais e culturais relacionadas ao esporte (PREUSS, 2008). No contexto educacional situam-se as iniciativas de educação em valores por meio do esporte tendo como referência os valores, tradições e histórias do Movimento Olímpico. Estas iniciativas são genericamente chamadas de Educação Olímpica. Se entre as funções da educação está a formação do indivíduo e do cidadão (formação integral) é impossível evitar a ideia de que estas questões têm importantes componentes valorativos. Permanece como desafio a integração de uma educação em valores aos currículos escolares. Nesse contexto, a academia ainda está em desenvolvimento de massa crítica capaz de propor e implementar propostas sistematizadas de educação em valores. Tendo em consideração o acima exposto o grupo de pesquisa Arete Centro de Estudos Olímpicos (CEFD / UFES) está desenvolvendo um projeto de inovação pelo desenvolvimento de material didático para operacionalizar práticas de educação em valores por meio do esporte tendo como referência a Educação Olímpica. A revisão da literatura indicou que a educação olímpica pode estar associada ou não a organização dos próprios Jogos (TAVARES, 2008). Do mesmo modo, apresenta diferentes formas metodológicas e didático-pedagógicas (NAUL, 2010). Segundo Todt (2009) porém, são inexistentes programas sistematizados de educação olímpica no Brasil. O presente trabalho apresenta um estudo de validação do instrumento didático intitulado Manual de Educação Olímpica de tipo qualitativo exploratório (RICHARDSON, 1999; POUPART et al., 2008). A validação do instrumento foi feita a partir de quatro critérios: [1] conteúdo, [2] organização e métodos, [3] informação e [4] comunicação. Para análise dos resultados de conteúdo obtidos adotamos como referências as teorizações de Bernard Charlot (2000) a respeito das relações com o saber. Participaram de forma voluntária quatro professores de escolas públicas no estado do Espírito Santo.
By 2016 Brazil will host a series of sporting mega events, the largest are the Olympics. According to the international literature mega events can generate both tangible and intangible legacies for the host city and the country (POYNTER, 2006). On the one hand the tangible legacies can be cited, e.g., economic development, and improvement of urban infrastructure. On the other hand the intangible legacies are believed to be the modification of the international status of the country and the host city, and the promotion of educational and cultural activities related to sports (PREUSS, 2008). In the educational context some initiatives of values education through sport can be based on values, traditions, and stories of the Olympic Movement. These initiatives are often called ‘Olympic Education’. If within the goals of the education is the formation of individuals and citizens (humanistic bias), it is impossible to deny the idea that these issues have an important axiological components. It remains as a challenge yet to integrate sports values education into school curricula. In the brazilian context, the academy is still the under development of a "critical mass" able to propose and implement systematic proposals of values education through sport. Considering exposed ideas above, the Arete research group - Olympic Studies Centre (CEFD / UFES) is developing an innovative project for the development of educational materials able to operationalize practices in values education through sport with reference to the Olympic Education. The literature review indicated that Olympic Education could be associated or not to the organization of the Olympic Games (TAVARES, 2008). Similarly, it could present different methodological and didactic teaching approaches (NAUL, 2010). According with Todt (2009) there is a lack of systematic programs of Olympic education in Brazil. This paper aims to present a validation study of a teaching tool entitled ‘Manual of Olympic Education’ through a qualitative exploratory design (RICHARDSON, 1999; POUPART, et al. 2008). The validation of this instrument considered four criteria: [1] content; [2] organization and methods; [3] information; [4] and communication. To analyze the obtained content results we adopted as reference the theories of Bernard Charlot (2000). Four public schools teachers from Espírito Santo (Brazil) participated as voluntary on this research.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7222
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