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dc.contributor.advisorSchneider, Omar-
dc.date.accessioned2018-08-01T21:36:32Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T21:36:32Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7279-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectSchool Olympicseng
dc.titleOlimpíadas escolares no Espírito Santo : continuidades e descontinuidades (1946-1954)por
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc796-
dc.subject.br-rjbnEducação física - Espírito Santo (Estado)por
dc.subject.br-rjbnEsportes - Espírito Santo (Estado)por
dcterms.abstractAborda o desenvolvimento das Olimpíadas Escolares no Espírito Santo, no período entre 1946 e 1954. Objetiva compreender as continuidades e as descontinuidades desse fenômeno esportivo e a relação entre o novo modelo de competições estudantis e a cultura esportiva capixaba. Como referencial teórico e metodológico, para a construção da narrativa histórica, utiliza autores como Carlo Ginzburg, Jaques Le Goff, Marc Bloch, Norbert Elias e Roberto Da Mata. Como fontes faz uso da imprensa capixaba, materializada nos principais jornais veiculados no período, do arquivo pessoal do professor Aloyr Queiroz de Araújo, da revista Vida Capichaba, além de entrevistas com atores envolvidos nas Olimpíadas Escolares. As Olimpíadas Escolares foram organizadas pelo Serviço de Educação Física, órgão do governo do Estado ligado à Secretaria de Instrução Pública, tendo como seu idealizador o professor Aloyr Queiroz de Araújo. As competições estudantis eram realizadas bianualmente, tanto na Capital, como no interior do Estado seguindo padrões coubertianos, normalmente promovidas em datas comemorativas demonstrando seu caráter cívico-patriótico. Em relação à escolarização da Educação Física no Estado do Espírito Santo, notamos que o Serviço de Educação Física, órgão criado pelo governo para controlar e dirigir as ações sobre Educação Física nas escolas secundárias do Estado, teve participação decisiva nesse contexto, ao capacitar e formar para o mercado de trabalho professores e monitores da área. Em um primeiro momento, a descontinuidade pode ser percebida quando os jogos escolares são transformados pelo Estado em Olimpíadas Escolares, propondo para essas práticas novos sentidos, próximos daqueles denominados de coubertianos. A segunda descontinuidade ocorre por motivos financeiros, quando o Estado decide abandonar o projeto pedagógico das Olimpíadas Escolares e volta suas energias menos para a cidade e mais para o campo.por
dcterms.abstractAddresses the development of the School Olympics in the Espírito Santo in the period between 1946 and 1954. It aims at understanding the continuities and discontinuities of this sport phenomenon and the relationship between the new example of student competitions and sports culture capixaba. The theoretical and methodological framework for the construction of historical narrative, as Carlo Ginzburg used authors, Jacques Le Goff, Marc Bloch, Norbert Elias and Roberto Da Mata. As sources we make use of capixaba press, materialized in major newspapers run on time, the special file Aloyr Queiroz de Araújo, the magazine Vida Capichaba, as well as interviews with actors involved in the School Games. The School Olympiad was organized by the Physical Education Service (SEF), State government agency linked to the Ministry of Public Instruction, having as its creator Professor Aloyr Queiroz de Araújo. The student competitions were held twice a year, in the capital, as in the state following coubertianos patterns, usually held on holidays demonstrating their civic and patriotic character. Regarding the education of Physical Education in the State of the Espírito Santo, we note that the Physical Education Service (SEF), a body created by the government to control and direct the actions of Physical Education in state secondary schools had a decisive role in this context to enable and form for the labor market teachers and monitors the area. At first, the discontinuity can be seen when school games are transformed by the State School Games, proposing new meanings to these practices, similar to those called coubertianos. The second discontinuity occurs for financial reasons, when the state decides to abandon the pedagogical project of the School Olympics and back their energies less to the city and more to the field.eng
dcterms.creatorEller, Marcelo Laquini-
dcterms.formatTextpor
dcterms.issued2015-03-13-
dcterms.languagePor-
dcterms.subjectEspírito Santoeng
dcterms.subjectPhysical Educationeng
dcterms.subjectOlimpíadas Escolarespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducaçao Físicapor
dc.publisher.courseMestrado em Educação Físicapor
dc.contributor.refereeFerreira Neto, Amarílio-
dc.contributor.refereeLocatelli, Andrea Brandão-
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