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dc.contributor.advisorSantos, Wagner dos-
dc.date.accessioned2018-08-01T21:36:37Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T21:36:37Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7305-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleMemórias da formação inicial e projeções para atuação docente : diálogos sobre avaliação com acadêmicos de educação físicapor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc796-
dc.subject.br-rjbnEducação física - Estudo e ensinopor
dc.subject.br-rjbnAvaliação educacionalpor
dc.subject.br-rjbnProfessores de educação física - Formaçãopor
dc.subject.br-rjbnPrática de ensinopor
dcterms.abstractEste trabalho possui como objetivo compreender o debate sobre avaliação na formação de professores em Educação Física. Foi delineado em três capítulos que dialogam entre si, considerando a natureza das fontes estudadas e os pressupostos teórico-metodológicos assumidos. Do tipo “estado do conhecimento”, o primeiro capítulo tem por objetivo mapear a produção acadêmica sobre avaliação educacional na Educação Física no período de 1932 a 2014. Revisa 14 periódicos da área e encontra 56 artigos. Com base em indicadores bibliométricos, estabelece quatro eixos de análise: distribuição dos artigos por ano de publicação; por periódico; por procedência autoral e autor; distribuição por categorias e níveis de ensino. Os resultados apontam para um aumento na produção sobre o tema nos últimos quatro anos, em comparação com a década anterior, entretanto ainda há lacunas com referência a textos que abordem o ensino infantil e o ensino médio. O segundo capítulo, de natureza qualitativa, objetiva compreender, a partir da pesquisa narrativa autobiográfica, o modo como 45 estudantes de curso de licenciatura em Educação Física de sete Universidades Federais Brasileiras produzem sentido as experiências avaliativas vivenciadas na formação inicial. Dá visibilidade as essas experiências avaliativas na função de aluno e na atuação docente. Num primeiro movimento, os estudantes evidenciam uma diversidade de instrumentos avaliativos e relacionam seu uso pelo saber ensinado em cada disciplina. Já no segundo, destacam a necessidade dos cursos de formação de professores, além de proporcionar as aprendizagens específicas de cada disciplina, deve assumir como eixo central a prática de ensino. O terceiro capítulo se caracteriza por ser uma pesquisa quanti-quali-quantitativa. Busca analisar como os alunos em formação inicial compreendem os processos avaliativos, tendo em vista sua atuação docente em estágios e/ou projetos extracurriculares. Colaboram com a pesquisa 32 estudantes que responderam atuarem em estágios e/ou projetos extracurriculares. Como fonte, utiliza questionários, grupo focal e entrevista individual. Como resultado evidencia o como, o que e para que avaliam em suas aulas. Neste sentido, os estudantes evidenciaram uma diversidade de instrumentos avaliativos que tem auxiliado materializar os saberes trabalhados na Educação Física, possibilitando juízo de valor e tomada de decisão.por
dcterms.abstractThis paper aims to understand the debate about teacher training in Physical Education.It was outlined in three chapters that dialogue with each other, considering the nature of the sources studied and the assumed theoretical-methodological assumptions. From the "state of knowledge" type, the first chapter aims to map the academic production on educational evaluation in Physical Education from 1932 to 2014. It reviews 14 journals of the area and finds 56 articles. Based on bibliometric indicators, it establishes four axes of analysis: distribution of articles by year of publication; By newspaper; By authorial origin and author; Distribution by categories and levels of education. The results point to an increase in production over the last four years, compared to the previous decade, although there are still gaps with reference to texts that address pre-primary and secondary education. The second chapter, of a qualitative nature, aims to understand, from autobiographical narrative research, the way in which 45 undergraduate students in Physical Education from seven Brazilian Federal Universities make sense of the evaluative experiences experienced in initial formation. It gives visibility to these evaluative experiences in the student function and in the teaching performance. In a first movement, the students evidence a diversity of evaluation instruments and relate their use to the knowledge taught in each discipline. In the second, they emphasize the need of teacher training courses, besides providing the specific learning of each discipline, should take as central axis the teaching practice. The third chapter is characterized by quantitative and quantitative research. It seeks to analyze how the students in initial formation understand the evaluation processes, considering their teaching performance in stages and / or extracurricular projects. 32 students who responded to work in extracurricular stages and / or projects collaborate with the research. As a source, it uses questionnaires, a focus group and an individual interview. As a result it shows how, what and for what they evaluate in their classes. In this sense, the students evidenced a diversity of evaluative instruments that have helped to materialize the knowledge worked in Physical Education, allowing value judgments and decision making.eng
dcterms.creatorFrossard, Matheus Lima-
dcterms.formatText-
dcterms.issued2015-12-04-
dcterms.languagePor-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducaçao Fisicapor
dc.publisher.courseMestrado em Educação Físicapor
dc.contributor.refereeFerreira Neto, Amarílio-
dc.contributor.refereeVentorim, Silvana-
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