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Título: O "V" de Gowin no laboratório estruturado de Física : um estudo exploratório em uma disciplina de Física Experimental da graduação em Física
Autor(es): Maciel Junior, Paulo de Oliveira
Orientador: Silva, Laércio Evandro Ferracioli da
Data do documento: 22-Mar-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo exploratório mostra resultados sobre a investigação da utilização do “V”Epistemológico de Gowin em uma disciplina de Física Experimental na graduação em Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Para o desenvolvimento desse estudo foi estruturada a implantação do “V” de Gowin na disciplina Física Experimental I para as modalidades Educador/Licenciatura e Pesquisador/Bacharelado do Currículo Novo do Curso de Física da UFES. Foi utilizado um roteiro sobre o uso do“V”de Gowin em Física Experimental e os roteiros das experiências realizadas na disciplina. Os estudantes produziram um“V”de Gowin para cada experimento, com o objetivo de explicitar a estrutura do experimento, ou seja, quais são as Questões Básicas de Pesquisa referentes aos objetivos da experiência; em que consiste o Domínio Conceitual, ou seja, os Princípios & Leis, as Hipóteses e os Conceitos envolvidos na experiência; quais são os Eventos realizados para as promover observações e coletas de dados do experimento; qual é o Domínio Metodológico utilizado, isto é, quais são os Registros dos Eventos, as Transformações necessárias, os Resultados dessas Transformações e as Interpretações possíveis a partir desses Resultados; quais são as Respostas às Questões Básicas de Pesquisa proposta e; qual a relevância dessas Respostas e de todo o experimento estudado. Para analisar os ”V”s de Gowin produzidos utilizou-se critérios de avaliação baseados em parâmetros que valorizam a articulação dos aspectos do ”V”. Com a conclusão do estudo, foi possível analisar as habilidades e dificuldades apresentadas pelos estudantes com a implanta¸c˜ao do“V”de Gowin em Física Experimental. Também foi possível indicar contribuições para os roteiros entregues aos estudantes na disciplina Física Experimental. E finalmente, foi realizado uma análise sobre os critérios de avaliação utilizados nesse estudo
This exploratory study shows results on the investigation of the use of Gowin's Epistemological “V” in an Experimental Physics discipline in the Physics degree at the Federal University of Espírito Santo. For the development of this study, the implantation of the “V” by Gowin was structured in the Experimental Physics I discipline for the Educator / Degree and Researcher / Bachelor of the New Curriculum of the Physics Course at UFES. A script was used on the use of Gowin's "V" in Experimental Physics and the scripts of the experiments carried out in the discipline. The students produced a “V” by Gowin for each experiment, with the objective of explaining the structure of the experiment, that is, what are the Basic Research Questions related to the objectives of the experiment; what the Conceptual Domain consists of, that is, the Principles & Laws, the Hypotheses and the Concepts involved in the experience; what are the Events held to promote observations and data collection of the experiment; what is the Methodological Domain used, that is, what are the Records of Events, the necessary Transformations, the Results of these Transformations and the possible Interpretations from these Results; what are the Answers to the Basic Research Questions proposed and; what is the relevance of these Answers and of the entire experiment studied. To analyze the Gowin "V" s produced, evaluation criteria were used based on parameters that value the articulation of the "V" aspects. With the conclusion of the study, it was possible to analyze the skills and difficulties presented by the students with the implantation of Gowin's “V” in Experimental Physics. It was also possible to indicate contributions for the scripts delivered to students in the Experimental Physics discipline. And finally, an analysis was carried out on the evaluation criteria used in this study
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7414
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