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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBringuente, Maria Edla de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:27:24Z-
dc.date.available2018-08-01T23:27:24Z-
dc.identifier.citationDINIZ, Julia da Silva Papi. Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8312-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleTecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdiapor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc61-
dc.subject.br-rjbnCuidados de enfermagempor
dc.subject.br-rjbnEnfermagem - Estudo e ensinopor
dc.subject.br-rjbnStress (Fisiologia)por
dc.subject.br-rjbnAnsiedadepor
dc.subject.br-rjbnRevascularização do miocárdiopor
dcterms.abstractObjetivo: avaliar antes e após o uso de uma tecnologia educacional em forma de jogo segundo o nível de conhecimento para o autocuidado e o nível de ansiedade e estresse de pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Metodologia: trata-se de um estudo transversal de intervenção. Pesquisa foi realizada com 30 pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdica internados em dois hospitais, um público e outro filantrópico. O período de coleta de dados foi de maio a novembro de 2016. Foram utilizados quatro instrumentos:Formulário I estruturado com perguntas abertas baseado na Teoria de Betty Neuman relacionado aos dados sociodemográficos e a avaliação dos incômodos do paciente frente a internação; Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE); o questionário I, Lista de Sintomas de Stress-LSS/VAS; questionário II, Avaliação do grau de conhecimento sobre os cuidados e procedimentos no pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca. Utilizou-se, na realização das análises, o programa IBM SPSS Statistics version 21. Resultados: Observou-se que, após a aplicação do jogo educativo, houve aumento significativo do nível de conhecimento do paciente para o autocuidado e redução dos níveis de ansiedade de estresse. Conclusões: O uso da tecnologia educacional contribuiu de forma significativa na redução dos níveis de ansiedade e de estresse e no aumento do nível de conhecimento dos pacientes a respeito dos cuidados no pré e pós-operatório de revascularização miocárdica.por
dcterms.creatorDiniz, Julia da Silva Papi-
dcterms.formattexteng
dcterms.issued2017-03-16-
dcterms.languageporeng
dcterms.subjectAssistência de enfermagempor
dcterms.subjectEstressepor
dcterms.subjectCirurgia cardíacapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEnfermagempor
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Enfermagempor
dc.contributor.refereeTeixeira, Elizabeth-
dc.contributor.refereeBatista, Karla de Melo-
dc.contributor.advisor-coAmorim, Maria Helena Costa-
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