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Título: Música nas séries iniciais : um estudo de caso em uma escola de Vila Velha
Autor(es): Almeida, Jayza Monteiro
Orientador: Morila, Ailton Pereira
Data do documento: 26-Jun-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ALMEIDA, Jayza Monteiro. Música nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola de Vila Velha. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2017.
Resumo: O trabalho aqui descrito tem como objetivo entender o processo e a dinâmica da música nas séries iniciais, compreendendo como o professor se utiliza dela, assim como analisar o papel da música na escola de uma maneira ampla, desde sua utilização nas aulas de música até sua inserção em outros cenários do ambiente escolar. A metodologia empregada consistiu em um estudo de caso, com o apoio de duas técnicas de pesquisa, sendo elas a entrevista e a observação participante. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Vila Velha. Como resultado, pudemos documentar um panorama de nosso objeto de estudo, identificando as práticas utilizadas nessa escola , assim como os maiores desafios a serem enfrentados para garantir aos alunos uma educação compatível com a legislação e o saber acadêmico. Identificamos que o ensino da música, embora garantido por lei, não é realizado com qualidade. A realidade escolar não corresponde às exigências da legislação, muitas vezes realizada por docentes que não receberam formação acadêmica condizente com suas áreas de atuação e desenvolvem o curso baseado em suas experiências e vivências pessoais, bem como a dificuldade dos mesmos em separar suas crenças pessoais do ensino laico na escola, sendo patente a doutrinação religiosa por meio da música. Dessa maneira concluímos que os desafios envolvem a formação docente surge seja no conhecimento da legislação e no entendimento do papel da música na escola.
This thesis aims to understand the process and dynamics of music in the initial series, focusing on how the teacher uses it, as well as analyzing the role of music in school in a broader way, from its use in music classes to its insertion in other settings of the school environment. The methodology used consisted of a case study, with the support of two research techniques: the interview and participant observation. The research was carried out in a school in the municipality of Vila Velha, in Espírito Santo. It was possible to identifying the practices used in this school, as well as the major challenges to be faced to guarantee students an education compatible with legislation and academic knowledge. We have identified that the teaching of music, although guaranteed by law, is not performed with quality. The practices in school reality do not correspond to the requirements of the legislation and are often carried out by teachers who have not received academic training in accordance with their areas of practice. These teachers teach based on their personal experiences, plus their difficulty in separating their personal beliefs from the Education in the school, as religious indoctrination through music is evident in the spaces studied in the research. In this way, we conclude that the challenges involve teacher education, both in studying the legislation and the role of music in school.
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