Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8443
Título: Estudo do tratamento de fluido de corte utilizando um reator de eletrofloculação chicanado operando em regime contínuo
Autor(es): Satiro, Antonio Ricardo Grippa
Orientador: Porto, Paulo Sérgio da Silva
Coorientador: Muniz, Eduardo Perini
Data do documento: 10-Jul-2017
Citação: SATIRO, Antonio Ricardo Grippa. Estudo do tratamento de fluido de corte utilizando um reator de eletrofloculação chicanado operando em regime contínuo. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Programa de Pós-Graduação em Energia, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus, 2017.
Resumo: Fluido de corte emulsificável é uma mistura de óleo em água formando uma emulsão (O/A) com propriedade lubrificante e refrigerante, sendo utilizado nos diversos processos de fabricação. Estima-se que milhões de litros de efluentes oleosos oriundos dos fluidos de corte sejam produzidos anualmente e segundo as resoluções dos órgãos ambientais é necessário realizar um tratamento antes de seu descarte. Dentre os diversos processos de tratamento disponíveis este trabalho estuda a aplicação da eletrofloculação no tratamento de fluido de corte emulsionável, utilizando um reator operando em fluxo contínuo com inversão de polaridade e eletrodos dispostos em forma de chicanas. Esse processo consiste em aplicar uma diferença de potencial entre eletrodos metálicos, atuando como anodos e catodos, posicionados em um eletrólito composto de fluido de corte e cloreto de sódio. Ocorre a formação de coagulantes in situ pela liberação de íons metálicos nos anodos e liberação de gás hidrogênio na região catódica. No presente trabalho foi produzido um efluente contendo 200 mg.L-1 de óleo, inserindo 9 g.L-1 de NaCl e analisados os efeitos da variação da densidade de corrente, distância entre eletrodos e da vazão na eficiência de tratamento e energética. Obteve-se 94% de redução do teor de óleos e graxas e 86% de redução da matéria orgânica, atendendo ao limite mínimo estabelecido pelos órgãos ambientais.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8443
Aparece nas coleções:PPGEN – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_11149_Antonio Ricardo.pdf19.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.