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Título: Imagens didáticas para a licenciatura em artes visuais - EAD : mediações e contradições
Autor(es): Lins, Andréia Chiari
Orientador: Foerste, Gerda Margit Schütz
Data do documento: 25-Fev-2016
Citação: LINS, Andreia Chiari. Imagens didáticas para a licenciatura em artes visuais - EAD: mediações e contradições. 2016. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2016.
Resumo: Esta pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), analisa a produção de imagens didáticas no curso de Licenciatura em Artes Visuais - EAD, a partir das categorias de mediação e de contradição. Investiga: quais são categorias mediadoras emergem no campo da produção de material didático, na modalidade EAD? Como as particularidades do contexto afetam o processo de produção de imagens no material didático? O aporte teórico da investigação centra-se no materialismo histórico-dialético, particularmente nos conceitos de mediação e de contradição fundamentados em de Marx e Engels (1985, 1996, 1998, 2001, 2008), Mészáros (2006), Konder (1998), Smolka e Nogueira (2002), Lukács (1979), Vigotski (2003), Ciavatta (2004). Objetiva conhecer as mediações e as contradições inerentes ao processo de produção imagética didática, analisando limites e possibilidades de produção de materiais no curso de Artes-EAD. Realiza coleta de dados, em contexto de produção imagética, para o curso de Artes-EAD, em sua 2ª oferta, em as disciplinas do primeiro módulo. Defende a tese de que a imagem didática tem categorias mediadoras próprias que a modificam no processo de produção de material educativo, notadamente na mediação didática. Isso permite estudos sobre contexto produtivo. Os dados analisados foram produzidos durante um ano de observação, análise documental, entrevistas, discussões e acompanhamento da produção dos materiais educativos de seis disciplinas do curso de Artes-EAD. A pesquisa de base qualitativa foi complementada com dados quantitativos. Nas cinco análises feitas as situações observadas explicitam mediações e contradições inerentes ao processo. As análises do contexto estudado mostram contradições do processo, nos quais esses sujeitos estão imbricados em função das estruturas dadas ao ensino e à aprendizagem. Esses estudos analíticos evidenciam as mediações dadas nesse processo particular. Evidencia-se como as condições inerentes, as decisões instanciais e coletivas promovem transformações na produção de “imagens didáticas”, aferindo-lhes resultados e modos de usos educativos que não foram idealizados inicialmente, potencializando o processo de ensino ou gerando contradições. Três dos estudos analíticos foram feitos a partir da necessidade da Licenciatura em Artes Visuais – EAD de utilizar imagens de obras de 8 arte como imagem didática. As pesquisas e análises demonstraram como a obra de arte e a imagem tornaram-se mercadorias reguladas por seus proprietários e pelas legislações nacionais em sua diversidade de formas, bem como demonstrou como as ações processuais dos sujeitos produtores alteram entre a proposta pedagógica inicial idealizada pelo docente e o resultado do produto gerado. Dentro da mesma proposta analítica, outros dois estudos sobre as imagens didáticas foram elaborados a partir de imagens produzidas na UFES por técnicas de animação e de ilustração. Portanto, nos cinco casos, buscou-se demonstrar como e quais categorias de análise mediadoras do processo produtivo transformaram a proposta pedagógica inicial. Os resultados da investigação permitem compreender o que dificulta o acesso à produção de materiais didáticos imagéticos para a educação geral. A pesquisa indica a necessidade de mudanças nos modos de produzir o material didático imagético e na formação de professores da educação a distância
This doctoral research, realized at the Program of Post-Graduated on Educacion - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) -, analyzes the production of didactic images in the course Visual Arts – Distance Education (EAD), from the categories of mediation and contradiction. Investigates: Which mediating categories emerge in the field of courseware production, in a distance learning mode? How these particular contexts affect the imaging process in the teaching material? The theoretical framework of the research focuses on the historical and dialectical materialism, particularly the concepts of mediation and contradiction based on Marx and Engels (1985, 1996, 1998, 2001, 2008), Mészáros (2006), Konder (1998) Smolka and Nogueira (2002), Lukacs (1979), Vigotski (2003), Ciavatta (2004). It aims to know the mediations and contradictions inherent in the teaching image production process, analyzing limits and materials production possibilities in the course of Arts-EAD. The research performs data collection in the context of image production for the course Arts-EAD, in its 2nd offer, in the disciplines of the first module. Takes the view that the didactic image has its own mediating categories and its changes while the educational material production process, especially in teaching mediation. This allows studies of productive context. Data were produced during a year of observation, document analysis, interviews, discussions and monitoring the production of educational materials in six subjects of the course Arts-EAD. Qualitative research base was supplemented with quantitative data. In the five analyzes the situations encountered explicit mediations and contradictions inherent in the process. The analysis of the context studied show process of contradictions, in which these subjects are intertwined in terms of the structures given to teaching and learning. These analytics show mediations given that particular process. It is evident as the given conditions, the individuals and collective decisions promote changes in the production of "didactic pictures", assessing them results and modes of educational uses that were not conceived initially, increasing the teaching process or generating contradictions. Three analytical studies have been done from the necessity of the degree in Visual Arts - EAD use images of works of art as a didactic image. The research and analysis showed how the work of art and the image became goods regulated by their owners and by national legislation in its diversity of forms and 10 demonstrated how the procedural actions of the subject producers change between the initial pedagogical proposal devised by the teacher and the result of the product generated. Within the same analytical proposal, two other studies on the didactic images were made from images produced in UFES animation techniques and illustration. So in five cases sought to demonstrate how and which mediating categories of analysis on the production process transformed the initial pedagogical proposal. The research results allow us to understand which factors increase the difficulty to access the production of pictorial materials for general education. Research indicates the need for changes in the modes of producing imagery teaching materials and training of teachers of distance education
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8548
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