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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Geide Rosa-
dc.date.accessioned2018-08-01T23:37:11Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T23:37:11Z-
dc.identifier.citationJANJACOMO, Jonathan Pires. Processos formativos, mediação e diferentes fazeres em centros e museus de ciências: o caso da Escola da Ciência - Física em Vitória/ES. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8616-
dc.subjectFormação de mediadorespor
dc.subjectMediação humanapor
dc.subjectProfissionalizaçãopor
dc.subjectSaberes e fazeres em museus de ciênciaspor
dc.subjectFormation of mediatorseng
dc.subjectHuman mediationeng
dc.subjectProfessionalizationeng
dc.subjectKnow and do in science museumseng
dc.titleProcessos formativos, mediação e diferentes fazeres em centros e museus de ciências : o caso da Escola da Ciência - Física em Vitória/ESpor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc37-
dc.subject.br-rjbnEducadores - Formaçãopor
dc.subject.br-rjbnFormação profissional - Educaçãopor
dc.subject.br-rjbnMuseus de ciênciapor
dc.subject.br-rjfgvbMediação - Educaçãopor
dcterms.abstractEste trabalho de pesquisa teve como objetivo compreender os processos formativos que influenciam na constituição dos sujeitos quanto aos seus saberes e fazeres da mediação em um museu de ciência. Como objetivos específicos, a pesquisa apresenta: (i) construir o perfil dos mediadores e das mediadoras que atuam na Escola da Ciência Física; (ii) analisar o cotidiano de um museu de ciências e dos profissionais que ali trabalham de modo a identificar os saberes da mediação mobilizados em suas ações; (iii) identificar os fazeres de mediadores e sua relação com as ações na Escola da Ciência Física. De modo a alcançar esses objetivos, tivemos como delineamento metodológico o estudo de caso, no qual houve a atuação como mediador voluntário para a produção de diários de campo reflexivos na observação e problematização do cotidiano, foram realizadas duas rodas de conversa para que junto com os mediadores pudéssemos narrar, falar e ouvir, sobre os processos formativos. As narrativas produzidas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e os registros fotográficos foram utilizados para dialogar com as falas e as ações dos sujeitos. Participaram como sujeitos da pesquisa sete mediadores. Os aportes teóricos da pesquisa dizem respeito à formação de educadores pela via das obras de Paulo Freire em diálogos (aproximações e distanciamentos) com Maurice Tardif, Glória Queiróz, Martha Marandino, dentre outros. Discutimos teoricamente sobre a mediação humana em centros e museus de ciências, o papel do mediador, sua formação e seus saberes. A partir das narrativas, diários de campo e fotografias, a interpretação dos dados apontou para a elaboração de cinco categorias: (i) Perfil dos mediadores da Escola da Ciência Física; (ii) O problema da não profissionalização; (iii) Processos formativos: fonte dos saberes necessários para a mediação; (iv) Transformações no ser mediador; e (v) Diferentes fazeres em um museu de ciência. As contribuições da pesquisa dizem respeito à não profissionalização dos educadores museais, a quem denominamos mediadores, por falta de uma formação bem estabelecida, condições de trabalho, dentre outros fatores; os dados mostram que há um repertório extenso de processos formativos utilizados, propositalmente ou não, pelos mediadores para sua prática. Ao fim consideramos que seja necessária uma maior atenção para as formações em museus de ciências e que pesquisas futuras devam proporcionar atividades formativas que elevem o papel dos mediadores aprofissionais.por
dcterms.abstractThis research has a pourpouse to understand the formative processes which influence the constitution of the individuals concerning its know and do regarding the mediation at a science museum. As goals, the research exposes: i) Creating profiles of the mediators acting at Escola da Ciência – Física; ii) To analyse the daily routine of a science museum, including the professional Working in this place, as an attempt to identify the knows in the mediation mobilized in its actions; iii) To identify the actions of mediators and their relation to actions in the Escola da Ciência – Física. In order to pursue this objectives the case study was our methodological background, in which mediators act as volunteers confectioning reflexive field journal focused in observation and problematization of space quotidian, a round of conversations was assembled twice, so that alongside with the mediators we could narrate, speak and listen about the formative processes. The narratives were recorded in audio files and later on transcribed, and the photographic records were promoting the dialogue with the speeches and actions of the individuals. Seven mediators, as the research’s subject, attended the meeting. The research’s theoretical contribution stands for the formation of educators, through the work of Paulo Freire in dialogues (approximations and distances) alongside Maurice Tardif, Glória Queiróz, Martha Marandino, among others. We discuss theoretically about the human mediation at sciences’ centers and museums, the role of the mediator, their formation and knows. With the narratives, field journals and photographies at hands the data interpretation has suggested the elaborations of five categories: i) Mediators at Escola da Ciência – Física; ii) The non-professionalism problem; iii) Formative processes: the necessary knows fountain for mediation; iv) Transformation in the mediator’s being; and v) Different dos at a science museum. The research contribution portrait the non-professionalism of the museum educators, to whom we nominate mediators, because of the lack of well established academic formation, work conditions, among other factors, the data shows a extensive repertoire of formative processes taking place, purposeful of not, by the mediators in their activities. Finally we consider that a greater attention towards the formation in science museum is necessary, and future researches may be able to propose activities that elevate the role of mediators to professionals.eng
dcterms.creatorJanjacomo, Jonathan Pires-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2018-03-27-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeSimões, Regina Helena Silva-
dc.contributor.refereePinel, Hiran-
dc.contributor.refereeNascimento, Silvania Sousa do-
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