Repositório UFES

Bem vindo ao Repositório UFES!

 

Submissões Recentes

Item
Paisagens colonizadas na América Latina
(Edufes, 2024) Souza, João Wesley de (Org.)
Centrado no tema do processo de colonização que envolve as matrizes ibéricas e a América latina, no que diz respeito ao transito de espécies nativas entre Europa, suas colônias e o novo mundo, este escrito busca estudar a paisagem urbana em alguns países da América, onde as arvores nativas foram substituídas por espécies oriundas das matrizes colonizadoras e também trazidas de outras colônias. Tal esforço de investigação e texto objetiva a construção de um diagnóstico descentralizado através do olhar de artistas pesquisadores, um caleidoscópico com múltiplos entendimentos sobre esta problemática, visando sustentar futuramente, novas proposições de projeto para parques e jardins que possam em tese, escapar dos modelos eurocêntricos levados a cabo durante o processo de colonização. Para responder a amplitude deste desafio, contamos com colaboradores situados no Brasil, México, Chile, Colômbia e Espanha. Neste sentido buscaremos apresentar a “diferença como principio”, posto que as distintas paisagens em questão, como construções culturais que são, estariam ligadas aos modos exclusivos de recepção de cada sujeito-colaborador.
Item
Modelo conceitual para sistemas de armazenamento de água para irrigação na agricultura familiar
(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023-11-30) Domínguez, Valeria Albán
O armazenamento de água para a agricultura familiar torna-se uma ferramenta chave para avançar na segurança hídrica e alimentar em níveis local, regional e global. Para essa modalidade de produção agrícola recomenda-se a localização estratégica e uso descentralizado de pequenas tecnologias de armazenamento em prol de favorecer a distribuição equitativa de seus potenciais benefícios e impactos. No entanto, identificam-se desafios no planejamento de sistemas de armazenamento de água para irrigação na agricultura familiar (SAAIAF), especialmente em relação à definição/avaliação da sua configuração, sendo ela compreendida como o número, tipo, volume e local de implantação de estruturas de armazenamento necessárias para atender as demandas hídricas de irrigação em uma região. Esses desafios estão relacionados à variabilidade e incertezas de fenômenos hidrológicos naturais, que interagem com e são influenciados por complexas dinâmicas sociais de várias naturezas em diferentes escalas espaço temporais. Além disso, identifica-se a falta de ferramentas metodológicas na literatura que auxiliem a definição/avaliação da configuração de SAAIAF, visando ao planejamento integrado dessas estruturas de armazenamento para uso individual e coletivo na agricultura familiar. Nesse sentido, desenvolveu-se um modelo conceitual que compreende o SAAIAF como um complexo de três componentes, que são: captação (CAP), reservação (RES) e irrigação (IRR). Para isso: 1. foram identificados fatores que influenciam o desempenho, e, portanto, a configuração de SAAIAF, os quais foram organizados nas dimensões natural e humana; 2. foram identificadas na literatura relações entre elementos das componentes de SAAIAF, agrupadas nas categorias captação-irrigação (CAP-IRR), captação-reservação (CAP-RES) e reservação-irrigação (RES-IRR) e compreendidas como indicadores que contribuem para o seu planejamento/avaliação; e 3. foi testado o modelo desenvolvido na bacia hidrográfica do Córrego Sossego (afluente do rio Santa Joana; sendo este afluente do rio Doce na porção espírito-santense) sem informações sobre a configuração de SAAIAF e para diferentes tipos de tecnologias empregadas na agricultura familiar. O modelo conceitual mostrou potencial de ser utilizado para planejar/avaliar SAAIAF considerando especificidades hidro-agroclimáticas da bacia experimental, e simplificações sobre as dimensões da estrutura de armazenamento e a espacialização das componentes, para diferentes tipos de tecnologias. Os indicadores do modelo proporcionam informações sobre o desempenho de SAAIAF, relacionado a aspectos do balanço hídrico e identificando possíveis déficits e/ou potenciais de atendimento das demandas hídricas do sistema. Reconhece-se a importância de avançar no aperfeiçoamento e integração dos indicadores, bem como de incorporar outros fatores relacionados ao desempenho de SAAIAF, para avançar no planejamento integrado dos sistemas relacionado com a definição/avaliação de sua configuração.
Item
Arte hacker : linguagens e materialidades da diferença tecnológica
(Edufes, 2024) Hora, Daniel de Souza Neves
Este livro trata da constituição de uma teoria da artemídia amparada pela estética e a filosofia contemporânea da diferença. Com essa fundamentação, propomos conceitos relativos os aspectos sensoriais de produções artísticas orientadas pela livre exploração e a transgressão da tecnologia, conforme a chamada cultura hacker. Nosso objetivo é contribuir para uma teoria crítica capaz de lidar efetivamente com as influências da tecnologia informacional sobre a qualidade fenomênica e política do que se considera artístico, em conexão com as controvérsias em torno da ação hacker. Para isso, assumimos que hackear é produzir diferença, conforme McKenzie Wark. Em retrospectiva, revisamos então os paradigmas da heterologia de Jacques Derrida e de Gilles Deleuze. Compomos assim um sistema de análise em que a desconstrução da linguagem derridadiana se conjuga com o empirismo transcendental deleuziano. Esse sistema é empregado no exame de um conjunto selecionado de trabalhos de arte (de nomes como Jodi, Eva & Franco Mattes, Lucas Bambozzi, Electronic Disturbance Theater e Critical Art Ensemble), além de sua respetiva documentação – textos, comentários e registros multimídia e demais informações agregadas à circulação em suportes físicos e virtuais. Submetemos esses dados a um processo de interpretação de linguagem e especulação materialista. Os resultados indicam a relevância da interação objetiva-subjetiva que é intrínseca à transdução entre o código computacional (software) e sua corporificação eletrônica (hardware). Essa situação se expressa em interceptações, pirataria, coletivismo, acidentalidade, transitoriedade territorial e práticas ativistas intermediárias entre linguagem e biopolítica.
Item
A longevidade de forma urbana
(Edufes, 2024) Botechia, Flavia Ribeiro
Este fragmento da tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, insere-se no campo teórico da morfologia urbana, o qual considera a cidade como um objeto passível de ser estudado, no tempo, a partir de sua forma física ordinária. Com isso, faz uma investigação acerca dos elementos urbanos de maior longevidade, adotando como chave de interpretação a noção de persistências morfológicas. Considerando esse objetivo proposto, o objeto da tese é o processo morfológico de estagnação do traçado urbano, trabalhando com a hipótese de que os elementos públicos e bidimensionais, em especial a rua, são os mais duradouros. Optou-se por prosseguir com essa proposta a partir do estudo de caminhos primitivos e preexistentes, analisando um eixo viário suburbano localizado na porção nordeste da cidade de Vitória, Espírito Santo, denominado Eixo Maruípe. A estratégia metodológica adotada está amparada no método hipotético-dedutivo e nas abordagens morfológicas histórico-geográfica e tipológico-processual, empregando procedimentos de comparação, de análise estrutural e do hiperdesenho.
Item
Pesquisas e estudos em gênero e sexualidade
(Edufes, 2024) Guerra, Valeschka Martins; Camargo, Cynthia Perovano
A presente obra ‒ intitulada Pesquisas e estudos em gênero e sexualidade ‒ surgiu do encontro de diferentes olhares e abordagens acerca de aspectos diversos do gênero e da sexualidade humana. A centralidade destes na formação e vivência da nossa identidade, bem como sua expressão em nossos pensamentos, emoções e comportamentos, é de grande impacto sobre o bem-estar e a saúde mental de cada indivíduo. A temática da sexualidade atravessa a experiência humana, apesar de todas as limitações e tabus que a cercam. Abrir espaços para conversar sobre esse tema, ouvindo populações diversas sem preconceitos, pode colaborar para uma ampliação do nosso arcabouço teórico e prático como pessoas e profissionais, contribuindo para vivências mais saudáveis. Nesse sentido, esta obra é uma coletânea de estudos que utilizam diferentes abordagens teórico-metodológicas para contribuir na construção do conhecimento sobre a sexualidade humana e sua multiplicidade de dimensões. Para tanto, seus coau tores e coautoras irão apresentar e dialogar com temas como a identidade de gênero, a homoparentalidade, o bem-estar, fantasias sexuais, satisfação e culpa sexual, infidelidade, violência sexual e apoio social.