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dc.contributor.advisorAlvarenga, Flávio Gimenes-
dc.date.accessioned2018-09-11T12:27:18Z-
dc.date.available2018-09-11-
dc.date.available2018-09-11T12:27:18Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/10384-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopen accesseng
dc.subjectAtividades Investigativaspor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectInvestigative activitieseng
dc.subjectWave-particledualityeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectModernphysicseng
dc.titleDualidade onda-partícula : uma sequência didática para o Ensino Médio com foco em atividades investigativaspor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc53-
dc.subject.br-rjbnDualidade onda-partículapor
dc.subject.br-rjbnFísica - Estudo e ensinopor
dc.subject.br-rjbnFísica modernapor
dc.subject.br-rjbnFísica (Ensino médio)por
dcterms.abstractHá algumas décadas, o ensino de tópicos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio tinha um papel secundário e muitas vezes era simplesmente deixado de lado. Entretanto, atualmente vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde as informações circulam com grande velocidade e os avanços científicos e tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Desta forma, os conteúdos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea passaram a ter uma importância que talvez antes não existisse, e o ensino deste conteúdo no Ensino Médio passou a ter um caráter obrigatório. Neste contexto, apresentamos neste trabalho uma proposta para o Ensino do conteúdo Dualidade Onda-Partícula em uma perspectiva investigativa. Com base nessa perspectiva construímos uma sequência de ensino, composta de textos de apoio conceitual, atividades e roteiros de demonstrações experimentais. A metodologia utilizada é baseada em atividades investigativas. Para subsidiar nossa análise, os dados foram processados por meio de aplicação de questionário, gravações das aulas e de um diário de campo. A sequência foi aplicada no primeiro semestre de 2018, em uma turma, com 35 alunos, do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aflordízio Carvalho da Silva, situada em Vitória, Espírito Santo (ES). A pesquisa de natureza quali-quanti, teve como principal objetivo analisar a aprendizagem dos conteúdos conceituais dos estudantes. De acordo com os resultados obtidos é possível perceber como as atividades desenvolvidas durante a intervenção possuem potencial para favorecer a aprendizagem conceitual.por
dcterms.abstractA few decades ago, the teaching of topics related to Modern and Contemporary Physics in High School played a secondary role and was often simply overlooked. However, we currently live in an increasingly globalized world where information circulates with great speed and scientific and technological advances are increasingly present in our daily. In this way, the content related to Modern and Contemporary Physics started to have an importance that maybe did not exist before, and the teaching of this content in High School started to have a mandatory character. In this context, we present in this work a proposal for the Teaching of Wave-Particle Duality content in an investigative perspective. Based on this perspective we constructed a teaching sequence, composed of conceptual support texts, activities and scripts for experimental demonstrations. The methodology used is based on investigative activities. To support our analysis, the data were processed through the application of a questionnaire, recordings of classes and a field diary. The sequence was applied in the first semester of 2018, in a class, with 35 students, from the second year of High School of the School State of Elementary and High School Aflordízio Carvalho da Silva, located in Vitória, Espírito Santo (ES). The research of quali-quanti nature, had as main objective to analyze the learning of the conceptual contents of the students. According to the results obtained, it is possible to perceive how the activities developed during the intervention have the potential to favor conceptual learning.eng
dcterms.creatorMonico, Kleidiani Moreira-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2018-08-24-
dcterms.languageporpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEnsino de Ciências e Matemáticapor
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapor
dc.contributor.refereeBrozeguini, Jardel da Costa-
dc.contributor.refereePereira, Marcia Regina Santana-
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