Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCury, Davidson-
dc.date.accessioned2019-05-31T02:13:24Z-
dc.date.available2019-05-30-
dc.date.available2019-05-31T02:13:24Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11201-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectTutorpor
dc.subjectSistemas tutores inteligentespor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectMineração de dadospor
dc.subjectRegras de associaçãopor
dc.subjectAprendizagem assistidapor
dc.subjectIntelligent systemseng
dc.subjectConcept mapseng
dc.subjectData miningeng
dc.subjectAssociation ruleseng
dc.subjectAssisted learningeng
dc.titleTOM : tutor inteligente orientado a construção de mapas conceituaispor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc004-
dc.subject.br-rjbnSistemas tutoriais inteligentespor
dc.subject.br-rjbnMaquinas de ensinarpor
dc.subject.br-rjbnMineração de dados (Computação)por
dc.subject.br-rjbnAprendizagempor
dcterms.abstractA tutoria é um método para interação pedagógica utilizada a milhares de anos. Nessa interação o tutor avalia aprendizado do aluno durante o curso das experiências de aprendizagem, sana dúvidas, acompanha sua frequência, afere sua motivação e fornece suporte, geralmente tempestivo, para que a sobrecarga cognitiva, decorrente do próprio processo de aprendizagem, seja minimizada, a fim de tornar esse momento agradável e satisfatório. Ter o conhecimento das necessidades dos alunos é ainda um grande desafio para os professores indistintamente, isso porque, é o primeiro passo para fornecer uma ajuda relevante de modo a contribuir para seu aprendizado. Sob essa perspectiva desenvolvemos uma técnica baseada em regras de associação da mineração de dados a fim de identificar as falhas conceituais em estudantes para que, uma vez conhecida essa lacuna do conhecimento, ela seja preenchida de modo a potencializar o processo cognitivo. Com o objetivo testar essas regras, construímos um sistema tutor inteligente capaz de usá-las e assim, orientar o aluno na construção de mapas conceituais a partir de um tema proposto, tendo como principal diretriz o mapa referência do professor e as respectivas regras de associação que cada conceito deste mapa possui. Assim, a informação faltante ao aluno não é apresentada de modo desestruturado, mas com diferentes níveis de granularidade, similaridades e na sequência mais apropriada para catalisar o aprendizado. Este método possui como questão subjacente uma abordagem pedagógica que utiliza aspectos da teoria da aprendizagem significativa defendida por Ausubel e complementada por Novak.por
dcterms.abstractTutoring is a method for pedagogical interaction used for thousands of years. In this interaction, the tutor evaluates the student's learning during the course of the learning experiences, heals his doubts, follows his frequency, assists his motivation and provides support, usually in a timely manner, so that the cognitive overload resulting from the learning process itself is minimized, order to make that moment pleasant and satisfying. Having the knowledge of the needs of the students is still a great challenge for the teachers, because this is the first step to providing relevant help in order to contribute to their learning. From this perspective we develop a technique based on rules of association of data mining in order to identify the conceptual flaws in students so that, once this knowledge gap is known, it is filled in order to potentialize the cognitive process. In order to test these rules, we constructed an intelligent tutor system capable of using them and thus guide the student in the construction of conceptual maps from a proposed theme, having as main guideline the teacher's reference map and the respective rules of association that each concept of this map has. Thus, the missing information to the student is not presented in a destructured way, but with different levels of granularity, similarities and in the most appropriate sequence to catalyze learning. This method has as its underlying question a pedagogical approach that uses aspects of the theory of meaningful learning defended by Ausubel and complemented by Novak.eng
dcterms.creatorBoguski, Rodrigo Ruy-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2019-02-07-
dcterms.languageporpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopor
dc.publisher.courseMestrado em Informáticapor
dc.contributor.refereePinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva-
dc.contributor.refereeMenezes, Crediné Silva de-
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13329_Dissertação Mestrado - Rodrigo Ruy Boguski.pdf6.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.