Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-05-07T22:01:40Z-
dc.date.available2020-05-07T22:01:40Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11445-
dc.relation.urihttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/111704/112715pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.titleUm observatório de imprensa na Amazônia: o papel educativo do Lacrima-
dc.typearticleen
dc.identifier.doi10.11606/issn.2316-9125.v21i1p127-136-
dc.subject.br-rjbnAmazônia-
dcterms.abstractO texto relata a experiência educativa do Laboratório de Crítica de Mídia do Amazonas (Lacrima), debatendo o papel dos observatórios de imprensa na formação da audiência ativa. Parte de uma aprendizagem não escolar, por meio dos observatórios críticos de mídia ventila-se uma superfície de comunicação unificada entre especialistas e não iniciados, em que são compartilhados saberes que podem ampliar a consciência sobre as relações entre mídia e poder. Iniciativa acadêmi-ca associada ao curso de Jornalismo da UFAM, o observatório constituiu-se como uma mídia radical alternativa na cidade de Parintins (AM), objetivando não apenas o exercício do media watching, mas também o aprendizado do público no sentido da construção de uma contra-hegemonia comunicacionalpt_BR
dcterms.abstractThe paper reports the educa-tional experience of the Amazon Media Critical Laboratory (Lacrima), debating the role of press observatory in the formation of active audience. Part of a non-school learning, critical media ob-servatories are a unified communication interface between experts and uniniti-ated, that are shared knowledge that can raise awareness about the relationship between media and power. Academic initiative associated with the Journalism course of UFAM, the observatory was constituted as a radical alternative media in the city of Parintins (AM), aiming not only the exercise of the media watching, but also the public learning towards the construction of a communicational counter-hegemonypt_BR
dcterms.audienceEnsino superiorpt_BR
dcterms.bibliographicCitationSOUZA, R. B. R. Um observatório de imprensa na Amazônia: o papel educativo do Lacrima. Comunicação & Educação (USP), v. 21, p. 127-136, 2016pt_BR
dcterms.creatorSouza, Rafael Bellan Rodrigues de-
dcterms.formattextpt_BR
dcterms.issued2016-01-
dcterms.languageporpt_BR
dcterms.subjectObservatóriospt_BR
dcterms.subjectMedia watchingpt_BR
dcterms.subjectEducaçãopt_BR
dcterms.subjectContra-hegemoniapt_BR
dcterms.subjectObservatoryspt_BR
dcterms.subjectMedia watchingpt_BR
dcterms.subjectEducationpt_BR
dcterms.subjectCounter-hegemonypt_BR
dcterms.subjectAmazonpt_BR
dcterms.titleUm observatório de imprensa na Amazônia: o papel educativo do Lacrimapt_BR
dc.subject.cnpqJornalismo especializadopt_BR
schema.affiliationUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
foaf.homepagehttp://comunicacaosocial.ufes.br/pt-brpt_BR
bibo.volume21pt_BR
bibo.issue1pt_BR
dcterms.creator.orcid0000000301652927pt_BR
dc.identifier.issn-online0104-6829-
bibo.journalComunicação & Educaçãopt_BR
bibo.pageStart127pt_BR
bibo.pageEnd136pt_BR
Aparece nas coleções:POSCOM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
111704-Texto do artigo-209587-1-10-20160502.pdf146.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons