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dc.contributor.advisorAlbernaz, Jussara Martins-
dc.date.accessioned2016-08-29T11:03:59Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T11:03:59Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2202-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectRecursos educacionaispor
dc.subjectEducational designeng
dc.subjectDistance educationaleng
dc.subjectEducational resourceseng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.titleO design educacional para a modalidade à distância em uma perspectiva inclusiva : contribuições para/na formação docentepor
dc.typedoctoralThesisen
dc.subject.udc37-
dc.subject.br-rjbnDesigners - Educaçãopor
dc.subject.br-rjbnEnsino à distânciapor
dc.subject.br-rjbnEducação inclusivapor
dc.subject.br-rjbnProfessores - Formaçãopor
dc.subject.br-rjbnPlanejamento educacionalpor
dc.subject.br-rjbnTecnologia educacionalpor
dcterms.abstractEste estudo, de cunho qualitativo, analisou o Design Educacional para a modalidade a distância no Centro de Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo recorrendo a uma pesquisa-ação com três grupos focais: Grupo 1 - equipe de produção de recursos educacionais; Grupo 2 - professores-formadores em Educação a Distância e Grupo 3 - alunosprofessores do curso de Capacitação em Práticas para Educação a Distância para Professores na modalidade a distância. O Design Educacional envolve diferentes áreas de conhecimento e aportes teóricos, sendo que este estudo optou pelas contribuições de Piaget e de Vigotski no que se refere ao processo de aprendizagem e interação social; Moore e Kearsley, nas questões que envolvem a Educação a Distância; Filatro e Torezzan para o Design Instrucional. Nas discussões suscitadas no Grupo 1, da equipe de produção de recursos educacionais, foram identificadas dentre várias questões, as principais dificuldades e desafios do Design Educacional na sociedade contemporânea. A coleta de dados e a análise dos resultados dessas discussões culminaram na criação de uma Taxonomia para o uso das Mídias, além de contribuições relevantes para a criação de alguns recursos educacionais. O Grupo 2, dos professores-formadores, apoiado nos resultados do Grupo 1, tendo em vista a inclusão de alguns alunos-professores convidados, graduados e deficientes - três com surdez e dois deficientes visuais -, contribuiu para evidenciar as ações-reflexões do Design Educacional no curso escolhido, adotando uma perspectiva inclusiva, inspirada no Universal Design for Learning. O Grupo 3, de alunos-professores, avaliou as ações resultantes da pesquisa. Recorreu-se a cinco categorias de análise dos dados: o Design Educacional na instituição pesquisada; a relação entre os professores-formadores e o Design Educacional; representações sobre o processo de ensino e de aprendizagem dos profissionais envolvidos no Design Educacional; alunos-professores em formação para a Educação a Distância; as perspectivas do Design Educacional na sociedade contemporânea. Os resultados obtidos trouxeram contribuições teóricas e práticas para a formação docente, acarretando, ainda: mudanças de conduta dos Grupos 1 e 2 no planejamento e na produção de recursos educacionais; além da proposta de inclusão de uma equipe de Design Educacional junto à equipe de produção, com uma consequente melhora do trabalho colaborativo. Foi destacada, também, a necessidade de uma melhor definição das concepções e do modelo de educação a distância adotado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, o que, por sua vez, impactariam no Design Educacional em uma perspectiva inclusiva.por
dcterms.abstractThis qualitative study has examined the Educational Design for the modality the distance in the Center of Distance Education the Federal Institute of the Espírito Santo through researchaction using three focus groups: group 1 – educational resources production team; group 2 – teacher-former in the Distance Education and group 3 – student- teachers from distance learning practice course. Involving different areas of knowledge and theoretical contributions, this design has opted for something given by Piaget and Vigotsky as regards to the process of learning and social interaction; Moore and Kearsley, when distance learning is the issue; Filatro and Torezzan for instructional design. During group 1 talks, the team has identified among several issues, the main difficulties and challenges of the Educational Design in the contemporary society. Results of data and analysis of those talks have created something called taxonomy for the use of media, and an outstanding contribution to the creation of some educational resources. As for group 2, including invited teacher, graduate people and disabled people – three hearing and two visual impaired –results from group 1 have contributed to highlight reflection actions in the Educational Design as to the chosen course, adopting an inclusive look inspired by the Universal Design for Learning. Group 3 has evaluated the actions resulting from the research. Five categories of data analysis have been used: the educational design at the researched institution, the link between teacher and educational design, teaching and learning process representations from professionals involved in Educational Design, current student teachers in distance learning and Educational Design perspectives in the contemporary society. Results obtained have brought theoretical and practical contributions to teacher’s education, which will lead to changes into planning and educational resource production of groups 1 and 2. In addition to that, proposing the inclusion of an Educational Design team along with a production team, therefore improving the collaborative work. It has been also highlighted the need to a better definition of concepts and distance learning model of Federal Institute of the Espírito Santo, which in turn would have an impact in the Educational Design in an inclusive perspective.eng
dcterms.creatorSondermann, Danielli Veiga Carneiro-
dcterms.formattext-
dcterms.issued2014-06-06-
dcterms.languagepor-
dcterms.subjectDesign educacionalpor
dcterms.subjectEducação a distânciapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducação-
dc.publisher.courseDoutorado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeMenezes, Credine Silva de-
dc.contributor.refereeNevado, Rosane Aragón de-
dc.contributor.refereeDrago, Rogério-
dc.contributor.refereePinel, Hiran-
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