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Título: Produção de vida no trabalho docente
Autor(es): Sá, Daniele Amaral de
Orientador: Barros, Maria Elizabeth Barros de
Data do documento: 29-Set-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação coloca em discussão os processos de produção do trabalho e do trabalhador levando em consideração principalmente seu caráter passível de transformação. A partir do estudo da atividade docente, problematizamos junto com uma professora do ensino fundamental as formas de trabalhar e ser trabalhador que eram atualizadas em sua prática cotidiana no município de Vitória, Espírito Santo. Esta intervenção teve como ferramenta teórico-metodológica as contribuições da Clínica da Atividade, possibilitando uma postura que privilegiasse o protagonismo da professora na produção de análises da atividade docente. Este transformar-compreender o trabalho se deu por uma busca de meios que provocassem a autoconfrontação da professora com sua atividade. As análises produzidas durante este estudo foram condição para um aumento do poder de ação da trabalhadora, provocando deslocamentos nas formas de conduzir o trabalho. Esta experimentação partiu também da busca por um fazer psi que não individualizasse as questões escolares ou reduzisse sua gênese ao âmbito da própria escola, trazendo para a discussão a rede complexa em que a atividade de trabalho é engendrada. Assim, tentamos dar visibilidade à polifonia que produz a voz da professora colocando em questão seus efeitos e os possíveis desvios.
This paper put in discussion the processes of the work formation and the worker formation, considering especially your susceptible nature of tranformation. Therewith teachers activity research we discussed with a primary teacher the ways of work and be a worker that was updated in your daily practices in the city of Vitória, Espírito Santo. This intervention had like a theoretical-methodological tool the Clinic of Activity contribution turning possible a posture that priveleges the teacher perform in teachers activity analisys production. This transform-comprehend the work was started by a search of means that provoked the self confrontation of the teacher with her activity. The produced analisys during this research was condition for the normativity worker increases, causing displacement in the forms of conduct the work. This experimentation begins also of the search to do psi that don't individualize the scholastic issues or reduce its genesis on extents of school self, bring to the discussion the complex net in what the work activity is begotten. In this way, we try to give visibility to the polyphony that the teacher voices produce putting in question her effects and the possible deviations.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2900
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