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http://repositorio.ufes.br/handle/10/3321
Título: | Teatro do Oprimido : Deslocamento de uma Poética em Trânsito |
Autor(es): | Sousa, Renata Piona de |
Orientador: | SOARES, L. E. |
Palavras-chave: | Teatro do Oprimido Luta de Classes Dominação Dramaturgia |
Data do documento: | 29-Fev-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Citação: | SOUSA, R. P. D., "Teatro do Oprimido: Deslocamento de uma Poética em Trânsito" |
Resumo: | Em substituição à catarse aristotélica, a Poética do Oprimido e outras Poéticas Políticas (1977), principal obra de embasamento da metodologia do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal (1931 - 2009), propõe-se a oferecer aos oprimidos oriundos da luta de classes os meios de produção teatral, que participam de todo o processo de criação, da dramaturgia à encenação. A perspectiva que se apresenta em nossa dissertação tem por objetivo discutir os desdobramentos que surgem desse processo, no sentido de verificar seus efeitos para a possível transformação de indivíduos oprimidos por uma lógica de dominação sustentada no embrutecimento e na subtração da subjetividade daqueles que são excluídos da participação comum, nos termos de Jacques Rancière. A propósito, além de dialogar com o filósofo francês, tendo como referencial teórico A Partilha do Sensível (2009), elegemos como arcabouço teórico de nosso trabalho, principalmente, os Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia (1995), de Deleuze e Guatarri; Cultura e Imperialismo (2011), de Edward Said; as obras Vigiar e Punir (1987) e A ordem do Discurso (1996), de Michel Foucault e Palavras e Sinais (1995), de Theodor Adorno. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3321 |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações de mestrado |
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