Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Márcia Barros Ferreira-
dc.date.accessioned2016-08-29T14:11:58Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T14:11:58Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3428-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectContemporaneidadepor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSocializationeng
dc.subjectAuthorityeng
dc.subjectContemporaryeng
dc.titleEscola e autoridade : uma perspectiva histórica (1960-1990)por
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc93/99-
dc.subject.br-rjbnEscolaspor
dc.subject.br-rjbnAutoridadepor
dc.subject.br-rjbnSocializaçãopor
dcterms.abstractDiante das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais na sociedade ocidental contemporânea, o processo educativo tornou-se mais complexo e, ainda, passa por várias tensões, dentre elas destaca-se a crise de autoridade. Nesse sentido, resgataram-se, por meio da história oral, as concepções de docentes já aposentados e também de alguns que ainda estão em atividade sobre autoridade na escola para analisar, apoiando-se principalmente nas reflexões da historiadora Hanna Arendt sobre o assunto, como essa crise se configura no espaço escolar e a partir disso ampliar o campo de reflexões sobre o tema e encontrar possíveis alternativas para minimizar as dificuldades da prática educativa na contemporaneidade.por
dcterms.abstractIn the face of social, politics, economic and cultural transformations in the contemporary Western society, the educational process has became more complex and also for several strains, amongst them is distinguished it the authority crisis. In this direction, was rescued by means of oral history the conceptions of teachers have retired and some still in activity on authority in the school to analyze, supporting mainly in the reflections of the historian Hanna Arendt on the subject, as this crisis configures in the pertaining to school space and from this to extend the field of reflections on the issue and to find possible alternatives to minimize the difficulties of the contemporary educational practice.eng
dcterms.creatorCouto, Sara de Oliveira Gomes-
dcterms.formattexteng
dcterms.issued2009-08-31-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.publisher.courseMestrado em Históriapor
dc.contributor.refereeMendonça, Carlos Vinícius Costa de-
dc.contributor.refereeColbari, Antônia-
dc.contributor.refereePinheiro, Anna Marina Madureira de Pinho Barbará-
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_3478_Sara_de_Oliveira_Gomes_Couto.pdf705.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.