Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7565
Título: Matemática atuarial: proposta de material didático para a educação de jovens e adultos
Autor(es): Muniz, Rodrigo Correia
Orientador: Gonçalves Junior, Etereldes
Data do documento: 24-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MUNIZ, Rodrigo Correia. Matemática atuarial: proposta de material didático para a educação de jovens e adultos. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar os conteudos do ensino medio ao se tratar de matematica -nanceira e probabilidade na tentativa de compreender a matematica atuarial, alem de compreender sua utilidade no dia-a-dia. Apresentadas por meio de analise de situac~oes cotidianas como calculos de seguros de vida e previd^encia complementar a -m de elaborar material didatico complementar sobre matematica atuarial para a Educac~ao de Jovens e Adultos. Justi-ca-se pela necessidade de contextualizar os conteudos a realidade dos estudantes, principalmente na modalidade EJA por meio da elaborac~ao de material complementar. Baseados em Freitas (2011), Cordeiro Filho (2014), Pacheco (2014) e Freire (2005) a pesquisa se constroi por acreditar que a matematica contribui para o conhecimento cient-co e tambem para o conhecimento emprico, com foco nas experi^encias e relac~oes dos sujeitos. Esta pesquisa proporciona um caminho diferenciado para a abordagem do conteudo da matem atica -nanceira e probabilidade e apresenta aos alunos resultados diferenciados dependendo da sua expectativa de vida, atraves de calculos padronizados, mas de acessvel entendimento por meio de conteudos abordados no Ensino Medio.
This research intends to analyze the contents taught in high school regarding financial Mathematics and probability, aiming to understand actuarial Mathematics and its utility in daily life. They are presented through analysis of everyday situations, such as calculations of life insurance and private pension, in order to prepare supplementary teaching materials on actuarial Mathematics to education of young people and adults. It is justified by the necessity of contextualizing the contents to the reality of the students, mainly on EJA modality, through the preparation of supplementary materials. Based on Freitas (2011), Cordeiro Filho (2014), Pacheco (2014) and Freire (2005), the research is build on the belief that Mathematics contributes both to scientific and empirical knowledge, focusing on experiences and relationships of individuals. In addition, this research provides a different way to approach the financial Mathematics content and probability and presents to students results are influenced on their life expectancy using standard calculations, but of easy understanding through content covered in high school.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7565
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RODRIGO FINAL.pdf11.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.