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Título: Da disciplina castrense à ética do cuidado de si : práticas e experiências do ensino de filosofia no Colégio da Polícia Militar de Teixeira de Freitas-BA
Autor(es): Barros, Fábio Pereira
Orientador: Paiva, Jair Miranda de
Palavras-chave: Militarismo
Estética da existência
Data do documento: 27-Fev-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BARROS, Fábio Pereira. Da disciplina castrense à ética do cuidado de si: práticas e experiências do ensino de filosofia no Colégio da Polícia Militar de Teixeira de Freitas-BA. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2018.
Resumo: Esta dissertação apresenta experiências do ensino de Filosofia no Colégio da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, BA. O centro de investigação dessa pesquisa é: como se delineia e se configura o ensino de Filosofia no colégio da Polícia Militar de Teixeira de Freitas? Põe em evidência a construção das relações de ensino e aprendizagem em Filosofia e problematiza os limites e as possibilidades de se pensar e desenvolver o ensino de Filosofia como ética do “cuidado de si”, proposta por Michel Foucault, um modo de vida referente à estética da existência, nessa instituição disciplinadora. Toma como referencial metodológico a cartografia deleuziana, na qual aponta para o acompanhamento de processos que se fazem a partir de fluxos, forças, invenções, intensidades, movimentos, pensamentos, interações, invenções e agenciamentos. Utiliza a observação participante, questionários, entrevistas, redes de conversações e diário de campo. Recorre ao aporte teórico de Foucault (1984, 1997, 2004, 2006, 2010, 2014), Larrosa (1994) Veiga-Neto (2007), Gros (2006), Kohan (2009), Pradeau (2004), Gallo (2012). Além dos documentos oficiais: OCEM (2006), BNCC (2016), PCN (1998), PCN+ (2002). Os resultados apresentam fragilidades quanto aos processos de ensino e aprendizagem em Filosofia, por outro lado, apontam potencialidades de se promover experiências filosóficas criativas através do ensino e aprendizagem pautados na Filosofia como ética do cuidado de si, na estética da existência, afirmando, desta forma, que é possível um ensino de Filosofia que corrobore experiências filosóficas críticas e criativas.
This dissertation presents experiences of Philosophy teaching at the College of Military Police of Teixeira de Freitas, BA. The research center of this research is: how do you delineate and configure the teaching of Philosophy at the College of Military Police of Teixeira de Freitas? It highlights the construction of teaching and learning relationships in Philosophy and problematizes the limits and possibilities of thinking and developing the teaching of Philosophy as an ethic of "self care", proposed by Michel Foucault, a way of life related to aesthetics of existence in this disciplinary institution. It takes as a methodological reference the Deleuzian cartography, in which it points to the accompaniment of processes that are made from flows, forces, inventions, intensities, movements, thoughts, interactions, inventions and assemblages. Uses participant observation, questionnaires, interviews, conversation networks and field diary. It uses the theoretical contribution of Foucault (1984, 1997, 2004, 2006, 2010, 2014), Larrosa (1994) Veiga-Neto (2007), Gros (2006) , Pradeau (2004), Gallo (2012). In addition to the official documents: OCEM (2006), BNCC (2016), PCN (1998), PCN + (2002). The results show weaknesses in the processes of teaching and learning in Philosophy, on the other hand, they point out the potential of promoting creative philosophical experiences through teaching and learning based on Philosophy as an ethic of self care, in the aesthetics of existence, thus affirming, that it is possible a teaching of Philosophy that corroborates critical and creative philosophical experiences.
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