Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9012
Título: Atravessamentos da Amazônia : sobre o corpo e a subjetividade na produção do real
Autor(es): Andrade, Aline Moschen de
Orientador: Silva, Fabio Hebert da
Data do documento: 29-Mai-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A presente dissertação é um desdobramento da pesquisa que realizei com populações ribeirinhas da Amazônia no ano de 2012. Nela, revisitaremos os diários, gravações de áudio e fotografias utilizadas como ferramentas etnográficas durante o campo de pesquisa para fazer um novo movimento de elaboração dos acontecimentos no encontro com a subjetividade ribeirinha e suas narrativas. A proposta é pensar o real como invenção, a composição de corpos coletivos e a composição de um corpo-pesquisadora. O principal referencial teórico é a concepção Bergsoniana acerca do real, uma noção de produção que guia todas as ramificações conceituais desse trabalho.
The present text is a continuation of the Amazon river population research done in 2012 by me. In this, we revisit the diaries, audio recordings and photographs used as ethnographic tools during the field research to do a new elaboration on events regarding ribeirinha's subjectivity and her naratives. The proposal is to think the real as invention, the composition of collectives bodies and the composition of researcher-body. The Bergson's conception about the real is the main theoretical reference, a notion of production that guides the results of this work.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9012
Aparece nas coleções:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_11113_ALINE MOSCHEN.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.