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Título: O discurso constituinte como determinante no uso de tópoi e argumentos retóricos na construção das epístolas de Sêneca e Paulo
Autor(es): Santos, Zilda Andrade Lourenço dos
Orientador: Leite, Leni Ribeiro
Data do documento: 29-Set-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa foi elaborada a partir da construção de um paralelo entre a produção das epístolas de Sêneca e de Paulo, durante o primeiro século de nossa era. O discurso constituinte é o elemento determinante na forma de condução da trajetória do gênero epistolar. Sêneca se direciona pelos caminhos do discurso filosófico, enquanto Paulo respalda seu texto com base no discurso religioso. Como ponto de partida, conta-se com o apoio de Foucault em suas investigações sobre a escrita de si como um ingrediente na receita do cuidado de si, na Antiguidade. Nota-se que a epistolografia exerce um papel fundamental naquele momento histórico, funcionando não somente como meio de comunicação entre remetente e destinatário, mas também como uma forma de exposição da subjetividade que se revela pela aquisição dos discursos verdadeiros. Estes discursos manifestam-se no modo de agir do indivíduo, determinando a posição discursiva ocupada pelo ethos na enunciação. Os pressupostos da análise do discurso, de base enunciativa, na abordagem de Maingueneau e outros pesquisadores, nessa mesma linha, fornecem suporte teórico para as análises. Na cena genérica da enunciação ocorre a construção do gênero do discurso e este requer uma cenografia discursiva que o direciona no ato enunciativo, revelando o ethos do enunciador, responsável pelo discurso. A epístola como gênero, na escrita de Sêneca e Paulo, fornece espaço para que cada um desenvolva suas argumentações, segundo os fundamentos básicos da retórica antiga. A partir dos discursos constituintes, filosófico e religioso, estes autores recorrem a determinados tópoi, lugares comuns, e argumentos retóricos que são desenvolvidos na construção de suas epístolas. Nas fronteiras dos discursos filosófico, literário e religioso encontram-se as influências da cultura helenística que contribuem para aproximação destes discursos constituintes, exercendo um efeito de entrecruzamento, causando o fenômeno do interdiscurso. Assim, as posições discursivas de Sêneca e Paulo ora se aproximam, ora se afastam, tendo em vista os discursos constituintes que as direcionam.
This research was elaborated from the construction of a parallel between the production of the epistles of Seneca and Paul, during the first century of our era. The constituent discourse is the determining element in the way of conducting the trajectory of the epistolary genre. Seneca is guided by the paths of philosophical discourse, while Paul supports his text based on religious discourse. As a starting point, one counts on the support of Foucault in his investigations on the writing of itself like an ingredient in the prescription of the care of itself, in the Antiquity. It is noted that epistolography plays a fundamental role in that historical moment, functioning not only as a means of communication between the sender and recipient, but a form of exposition of the subjectivity that is revealed by the acquisition of the true discourses. These discourses are manifested in the individual's way of acting, determining the discursive position occupied by the ethos in the enunciation. The assumptions of discourse analysis, with an enunciative basis, in Maingueneau's approach and other researchers, in this same line, provide theoretical support for the analyzes. In the generic scene of the enunciation occurs the construction of the discourse genre and this requires a discursive scenography that directs it in the enunciative act, revealing the ethos of the enunciator, responsible for the discourse. The epistle as genre, in the writings of Seneca and Paul, provides space for each one to develop their arguments according to the basic foundations of ancient rhetoric. Starting from the constituent discourses, philosophical and religious, these authors resort to certain topoi, commonplace, and rhetorical arguments that are developed in the construction of their epistles. At the frontiers of philosophical, literary and religious discourses are the influences of Hellenistic culture that contributes to the approximation of these constituent discourses, exerting an effect of intercrossing, causing the interdiscourse phenomenon. Thus, the discursive positions of Seneca and Paul sometimes come closer together and sometimes departing, in view of the constituent discourses that direct them.
Esta investigación fue elaborada a partir de la construcción de un paralelo entre la produción de las epístolas de Séneca y Pablo, durante el primer siglo de nuestra era. El discurso constituyente es el elemento determinante en el modo de la conducción de la trayectoria del género epistolar. Séneca se vuelve a los caminos del discurso filosófico, mientras Pablo sigue con su texto basado en el discurso religioso. Como punto de partida se cuenta con el apoyo de Foucault en sus investigaciones sobre la escrita de si como ingrediente en el cuidado de sí en la Antigüedad. Se observa que la epistolografía desempeña un papel clave en ese momento histórico, actuando no sólo como un medio de comunicación entre el remitente y el receptor, pero también una forma de exposición de la subjetividad que se revela por la aquisición de los discursos verdadeiros. Estos se manifiestan en los actos individuales, determinando la posición discursiva ocupada por el ethos en la enunciación. Los supuestos del análisis del discurso de la base enunciaciativa en el enfoque de Maingueneau y otros investigadores, en esta misma linea de ideas, proporcionan soporte teórico para el análisis. En la escena de la enunciación ocurre la construcción del género del discurso y esto requiere una cenografia discursiva que lo direciona en el acto enunciativo, revelando el ethos del enunciador, responsable por el discurso. La epístola como género en la escritura de Séneca y Pablo proporciona espacio para cada uno exponer sus argumentos, según los fundamentos básicos de la retórica antigua. A partir de los discursos constituyentes, filosófico y religioso, estos autores recurren a determinados tópoi, lugares comunes, y argumentos retóricos que se desarrollan en la construcción de sus epístolas. En las fronteras de los discursos filosófico, literário y religioso están presentes las influéncias de la cultura helenística que contribuyen para la aproximacón de los discursos constituyentes, ejerciendo un efecto de entrecrusiamento entre los discursos, causando el fenómeno del interdiscurso. Así, las posiciones discursivas de Séneca y Pablo ora se aproximan, ora se apartan en vista de los discursos constituyentes que las dirigen.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9177
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