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Título: A donzela Laida e o enigma da feiura em a demanda do Santo Graal
Autor(es): Schimid, Vanessa Annecchini
Orientador: Sodré, Paulo Roberto
Coorientador: Valle Ojeda, María del
Data do documento: 17-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Analisa a feiura feminina no contexto medieval (século XIII), por meio da personagem donzela laida de A demanda do Santo Graal, considerando a ambiguidade de sua figura, dada a importância de sua função benevolente – prevenir Galvam do seu trágico destino – versus o adjetivo “feia”, que lhe é atribuído em substituição a um nome que a particularizaria. Busca compreender, portanto, tais aspectos antagônicos que configuram a ambiguidade da personagem e sua relação com a percepção masculina da mulher naquele período. Procura comprovar a hipótese de que a donzela laida, a despeito da polarização característica dos estudos sobre o feminino na Demanda, em que a mulher é idealizada à luz do amor cortês ou condenada em geral por parte do cristianismo, com a exceção de Santa Maria, inscreve-se em um entrelugar marcado pelas culturas celta e cristã, dentro de um universo de evidente teor pedagógico, moralista e misógino.
This work analyses the feminine ugliness in the Medieval context (13th century) by means of a study of the character laida in A demanda do Santo Graal, when considering the ambiguity of her figure and having in mind the importance of her benevolent function – to prevent the tragic destiny of Galvam – versus the adjective “ugly”, which she is given in order to not particularize her. Therefore, tries to understand such antagonistic aspects that configure the character’s ambiguity and its relation to the masculine perception of women in that period. It tries to prove the hypothesis that laida, in spite of the polarization that characterizes the feminine studies about A demanda do Santo Graal, in which woman is idealized under the light of courteous love or generally condemned by Christianity with the exception of Holly Mary, the aim of this dissertation is to prove the hypothesis that laida inscribes herself in a between place marked by Celtic and Christian cultures, inside a universe of evident misogynist and pedagogic tone.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9210
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