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Título: A literatura nos livros didáticos do Ensino Fundamental II : um estudo de três coleções contemporâneas
Autor(es): Silva, Daiani Pignaton Souza
Orientador: Carvalho, Raimundo Nonato Barbosa de
Coorientador: Dalvi, Maria Amélia
Data do documento: 4-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação investiga quanti-qualitativamente, a partir de um estudo de conteúdo, a presença e o tratamento teórico-metodológico da Literatura em três coleções contemporâneas de Língua Portuguesa destinadas ao 6º e 7º anos do Ensino fundamental II, a saber, Português: Linguagens, Para Viver Juntos e A Aventura da Linguagem, avaliadas e aprovadas pelo PNLD 2014 e adotadas por escolas públicas. Mapeia os gêneros literários mais comuns, a presença de textos integrais ou de fragmentos e o modo como as obras didáticas propõem a abordagem pedagógica dos textos literários. Integra os estudos do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e está inserida na linha de pesquisa Literatura e Expressões da Alteridade (LEA), do Programa de PósGraduação em Letras (PPGL) da Ufes. Na revisão bibliográfica, constatamos que há certa carência de estudos com esse recorte específico – e, no entanto, o consideramos de grande relevância visto que o 6º e o 7º anos fazem a passagem entre os anos iniciais do Ensino Fundamental I e os últimos anos do Ensino fundamental II.Dialogando com Candido (1988), Leahy-Dios (2000) e Dalvi (2013a, 2013b), e também com os documentos oficiais Guia do PNLD 2011 e 2014 e PCN, e tomando como corpus seis volumes de livros didáticos contemporâneos de três coleções distintas, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfico-documental e busca debater e investigar o lugar ocupado pela Literatura nos livros didáticos do Ensino fundamental II em face dos materiais didáticos que, em tese, deveriam garantir o Direito à Literatura e à Educação Literária no contexto da educação pública escolar brasileira.
This dissertation quantitatively investigates, from a study of content, the presence and the theoretical-methodological treatment of Literature in three contemporary collections of Portuguese Language destined to the 6th and 7th years of Elementary Education II, namely Portuguese: Languages, To Live Together and The Adventure of Language, evaluated and approved by PNLD 2014 and adopted by public schools. It maps the most common literary genres, the presence of integral texts or fragments, and the way the didactic works propose the pedagogical approach of literary texts. He is a member of the Research Group of Literature and Education, Federal University of Espírito Santo (Ufes), and the Postgraduate Program in Literature (PPGL) of Ufes. In the bibliographic review, we find that there is a certain lack of studies with this specific cut - and yet, we consider it of great relevance since the 6th and 7th years make the transition between the initial years of Elementary School I and the last years of the Elementary education II. Dialoging with Candido (1988), Leahy-Dios (2000) and Dalvi (2013a, 2013b), and also with the official PNLD Guide documents 2011 and 2014 and PCN, and taking as corpus six volumes of contemporary textbooks from three different collections , This research is characterized as bibliographic-documentary and seeks to discuss and investigate the place occupied by Literature in the textbooks of Elementary School II in the face of teaching materials that, in theory, should guarantee the Right to Literature and Literary Education in the context of education Public school system.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9213
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

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