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Título: "O Éden desejado e querido": história, fotografia e educação no Espírito Santo durante a Primeira República (1908-1912)
Autor(es): Costa, Cíntia Moreira da
Orientador: Franco, Sebastião Pimentel
Palavras-chave: Photography
Jeronymo Monteiro
History
Education
Primeira República
Data do documento: 2-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa propõe uma leitura dos registros fotográficos referenciados no universo escolar presentes na documentação produzida pelo Governo do Espírito Santo, durante a administração de Jeronymo de Souza Monteiro, entre os anos 1908 e 1912. As fotografias inseridas na Mensagem final de governo encaminhada ao Congresso Legislativo, intitulada Exposição sobre os negócios do estado no quatriênio de 1908 a 1912 pelo Exmo. Sr. Dr. Jeronymo Monteiro presidente do estado durante o mesmo período constituem o corpus documental do trabalho. A pesquisa procura reconhecer como se operou a implementação do projeto educacional republicano no Espírito Santo durante a Primeira República, notadamente no governo de Jeronymo Monteiro, projeto este fortemente inspirado no modelo de reforma pedagógica e administrativa da área da Educação iniciado em São Paulo na década anterior. Consoante uma ideologia do progresso calcada em princípios do positivismo e do liberalismo que sustentavam todo o discurso republicano, a instrução pública era considerada área estratégica para superação do atraso econômico no qual se encontrava o Espírito Santo. Através das imagens, buscou-se verificar como as instituições escolares reproduziam as desigualdades vigentes na sociedade. Se, por vezes, complementam o discurso verbal, em outras ocasiões as imagens se contrapõem a esse mesmo discurso, trazendo informações diversas daquelas proferidas por meio de palavras. Este trabalho parte do princípio de que a fotografia não se constitui em um documento imparcial, muito pelo contrário: pressupõe o estabelecimento de um processo dialético e dialógico entre a realidade, o fotógrafo e o leitor.
The present research proposes a reading of the photographic records referring to the school universe present in the documents produced by the Government of the State of Espírito Santo during the administration of Jeronymo de Souza Monteiro in the years 1908-1912. The photographs inserted in the government’s final address to the Legislative Congress, entitled “Statement about the state businesses during the years 1908-1912 by his Excellency Dr. Jeronymo Monteiro, president of the state in the same period” form the documental corpus of this work. The research intends to identify how the implementation of the republican educational project in the State of Espírito Santo took place during the First Republic, particularly in Jeronymo Monteiro’s government - a project that was strongly inspired by the pedagogical and administrative reform model in the educational field launched in the State of São Paulo in the previous decade. In compliance with an ideology of progress based on the principles of positivism and of liberalism which supported republican discourse, public education was considered a strategic area in order to overcome the economic lag in which the State of Espírito Santo was. By means of images, we sought to verify how the educational institutions reproduced the prevailing inequalities of society. If at some times they subsidize verbal speech, at others, images go against it, thus bringing information which is diverse from that conveyed through words. The present work assumes that photography is not essentially an impartial document; much on the contrary: it presupposes the establishment of a dialectic and dialogic process between “reality”, the photographer and the reader.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9259
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