Sobre o RiUfes
 
O que é ?

O Repositório Institucional “É um conjunto de serviços que uma universidade oferece aos membros de sua comunidade para a gestão e disseminação de materiais digitais criados pela instituição e por membros da sua comunidade” (CROW, 2009, p. 2).
O Repositório Institucional (RI) adota o conceito de movimento de acesso livre, que teve início com um grupo de pesquisadores da área da Física, na década de 90, nos Estados Unidos. Hoje possui vários adeptos, inclusive editoras de grande relevância nas mais diversas áreas de conhecimento. O que isso significa? Tanto para a comunidade universitária como para a sociedade em geral, representa a possibilidade de acesso livre a publicações (artigos, capítulos de livros e livros) antes acessadas com restrições, apenas por assinatura ou por compra.
O povoamento dos RIs pode ser realizado mediante a inclusão de publicações que já possuem licença do autor e da editora (revista), como aquelas que utilizam a Licença Creative Commons, ou por meio de contato com as instituições/pesquisadores/editoras para obtenção da licença.
Uma das características associadas aos repositórios institucionais é o autoarquivamento, em que os próprios autores podem submeter seus trabalhos.
Os repositórios institucionais possibilitam inúmeras vantagens para os usuários, os autores e as Universidades. Pode-se citar, como exemplo, o aumento da visibilidade da instituição e dos seus pesquisadores; otimização da gestão da produção científica; da preservação digital; reunião de todo o material produzido na UFES e por seus integrantes em um único local na Web; e o uso de análises estatísticas de uso, o que favorece à Instituição e os autores.


Histórico RiUfes

Em maio de 2010, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Biblioteca Central, participou do edital de chamada FINEP/PCAL/XBDB n.º 003/2009 para implantação do repositório institucional. O interesse em participar do edital foi com o objetivo de explorar e utilizar uma ferramenta capaz de capturar, armazenar, organizar, preservar e disseminar a produção intelectual da instituição.
A UFES foi contemplada pelo edital em outubro de 2010. Em novembro, os servidores (Morgana Carneiro de Andrade, bibliotecária e coordenadora do projeto; Patrícia Pacheco de Barros, bibliotecária e responsável técnica pela implementação do repositório; e Hilio Holz, diretor técnico do Núcleo de Processamento de Dados e responsável pelo suporte tecnológico) assumiram a gestão do RiUfes.
Atendida às exigências do edital, foi possível disponibilizar o conteúdo do RiUfes para todo o mundo, fazendo parte, na época, das 39 instituições nacionais do projeto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) de implantação de repositórios institucionais no Brasil.


Conteúdo do RiUfes

- livros
- manuais e procedimentos técnicos
- relatórios de pesquisa
- artigos científicos publicados em periódicos
- trabalhos apresentados em eventos científicos
- patentes
- dissertações e teses (encontram-se no Repositório as teses e dissertações defendidas a partir de 2006)
- trabalhos de conclusão de curso (em processo de inclusão).


Quem pode depositar

Membros da comunidade universitária – discentes, servidores técnico-administrativos e docentes.