Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10407
Título: Os Efeitos Expansivos das Transferências Intergovernamentais e o Efeito Transbordamento das Despesas Públicas dos Municípios Brasileiros: um Estudo Com Dados em Painel para o Período de 2010/2015.
Autor(es): SANTOS, F. V. D.
Orientador: GIUBERTI, A. C.
Palavras-chave: Finanças públicas
Despesa pública
Painel Dinâmico
Data do documento: 24-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, F. V. D., Os Efeitos Expansivos das Transferências Intergovernamentais e o Efeito Transbordamento das Despesas Públicas dos Municípios Brasileiros: um Estudo Com Dados em Painel para o Período de 2010/2015.
Resumo: A dissertação tem como objetivo principal estudar os efeitos expansivos das transferências intergovernamentais (flypaper effect) e o efeito transbordamento (spillover effect) das despesas públicas dos municípios brasileiros, no período de 2010 a 2015, através da utilização de dados em painel. Para atender esse objetivo, em um primeiro momento, com o intuito de construir as bases teóricas do estudo, o trabalho recorreu a literatura empírica e teórica do federalismo fiscal voltada para o flypaper effect e o spillover effect; em seguida, através da análise descritiva de dados, foi evidenciado as disparidades inter-regionais e intra-regionais que caracterizam o Brasil e as finanças públicas municipais e, consequentemente, as implicações dessas características para o sistema federativo brasileiro; e por fim, o trabalho recorreu a utilização de modelo econométrico, através do estimador System GMM para testar a existência dos fenômenos estudados. Os principais resultados mostraram que: há dinâmica nas despesas municipais com o seu valor presente se relacionando com o valor no passado; o PIB apresentou efeito positivo sobre a variável dependente; referente as transferências do tipo lump sum, apenas a cota parte do FPM e do ICMS foram estaticamente significantes e impactaram positivamente na variável dependente; as despesas dos municípios vizinhos apresentaram efeito positivo sobre as despesas totais; e, os fatores estruturais também apresentaram efeito positivo sobre a variável dependente. Esses resultados confirmam a existência do flypaper effect (através dos efeitos do FPM) e do spillover effect (através da variável despesas vizinhas) nas finanças públicas dos municípios brasileiros.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10407
Aparece nas coleções:PPGECO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10211_Fládia Dantas - dissertação final.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.