Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11232
Title: TRABALHO DOCENTE:FORMAÇÃO COMO EXPERIMENTAÇÃO
metadata.dc.creator: ALTOE, A.
Issue Date: 22-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: ALTOE, A., TRABALHO DOCENTE:FORMAÇÃO COMO EXPERIMENTAÇÃO
Abstract: Discute a formação de professores(as) como produção de subjetividade, o que possibilita desvios e reapropriações frente às regulamentações da escola e da vida, sendo possível abrir fissuras e produzir outros modos de ser professor(a) que rompam com a transmissão de informações e a aquisição de habilidades. Propõe uma pesquisaintervenção, a partir da constituição de um grupo com os(as) professores(as) do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, na qual pesquisadora e participantes, por meio de conversas e registros em diários de campo, ao mesmo tempo que produzem análises coletivas que consideram os aspectos que atravessam a escola e os processos de ensino e aprendizagem, interferem na realidade investigada, podendo atentar-se às minúcias do trabalho docente e experienciar outros modos de ensinar e aprender. Defende uma política cognitiva de invenção, como uma possibilidade, na qual a formação é considerada processualidade o que abre possibilidades para problematizações, desnaturalizações e produção de outros modos de trabalho docente que superem a recognição. Desse modo, expõe pistas dos modos professores(as) que emergem nessa escola e também de como fortalecer os processos formativos que valorizem as problematizações e superem os modos hegemônicos de ser professor(a), em prol de outros modos de pensar, criar, sentir, agir e viver. Palavras-chave: Formação de professores. Produção de subjetividade. Invenção. Experienciação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11232
Appears in Collections:PPGPSI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_13080_Alini Altoé 22.03 - definitiva.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.