Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11373
Title: A Interatividade no Facebook Enquanto Fonte de Informação Estratégica para a Comunicação dos Processos Seletivos do Ifes
metadata.dcterms.creator: VALADAO, G. A.
metadata.dcterms.issued: 25-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: Diante da emergência de novas formas de comunicação suscitadas pela Internet, cabe às organizações adequarem as suas mídias ao contexto múltiplo e dialogal do ciberespaço. Este trabalho, então, objetivou a elaboração de um manual norteador para as divulgações dos processos de seleção para cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em sua página no Facebook. Com abordagem quali-quantitativa, a pesquisa, do tipo descritiva, realizou uma análise de conteúdo das mensagens recebidas pelo Instituto no referido site de mídias sociais. Foram investigadas 248 mensagens, concernentes ao período de julho de 2017 a junho de 2018, que continham dúvidas a respeito das etapas e regras dos processos seletivos. Foi possível elencar os principais questionamentos dos candidatos, além de traçar um perfil desse público em relação à distribuição geográfica, idade e gênero. Assim, o estudo pôde culminar em seu produto técnico, o manual Divulgação dos processos seletivos para cursos técnicos: guia prático, que visa orientar os servidores da área de comunicação do Ifes quanto à publicidade dos certames no Facebook. Por meio de conteúdos customizados, resultantes da relação direta com os seus seguidores, a instituição é capaz, proativamente, de facilitar o entendimento dos editais e tornar mais favorável a participação dos inscritos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11373
Appears in Collections:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_13504_dissertacao_fina_gabriel.pdf4.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.