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Título: Entre o pranto e a mofa, a pátria idolatrada em Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto : sob a égide do arrivismo, a nação em seu rolar de Sísifo
Autor(es): Silva, Cinthia Mara Cecato da
Orientador: Azevedo Filho, Deneval Siqueira de
Data do documento: 10-Dez-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O mote desta pesquisa é apontar os (des)caminhos que a obra do escritor Afonso Henriques de Lima Barreto percorreu, ressignificando sua importância na esfera literária. Por meio de uma análise que se intercala entre o histórico, o social e o ficcional, serão expostas sínteses que versarão sobre as configurações da República Velha chão histórico do literato, o plano estético do autor, além das projeções sobre as quais sua produção intelectual foi interpretada. Com o intuito de desmitificar sua classificação como autor de uma literatura menor, buscou-se revelar o quão moderna foi sua produção, uma vez que simbolizou uma ruptura com a estrutura academicista que vigia à época e com os ideais focados nos parâmetros europeus. Perpassando as nuances da identidade nacional que confrontam o Brasil formal do real, foi eleito o romance Triste fim de Policarpo Quaresma com vistas a expor como as prerrogativas de tom irônico do narrador transfiguraram as mazelas do país comandado por uma elite que visa(va) aos seus próprios interesses. Ao dar sentido ao romance em especial, intencionou-se desvelar o enigma brasileiro ali imaginado e ao mesmo tempo configurar o eixo fundamental sobre o qual se funda o discurso crítico do escritor mulato.
The motto of this research is to show the (mis) direction that the Brazilian writer Afonso Henriques de Lima Barreto‟s work traveled, giving new meaning to its importance in the literary sphere. Through an analysis that merges between the historical, social and fictional are exposed syntheses that will be about the settings of the Old Republic - the ground's history writer, the author of the aesthetic, beyond the projections on which its intellectual output was interpreted. In order to demystify its classification as an author of a minor literature, we sought to reveal how its production was modern, as it symbolized a break with the structure which oversees Academicist the time and the ideals focused on European parameters. Running along the nuances of national identity that confront Brazil's formal royal romance was elected Triste fim de Policarpo Quaresma in order to expose the prerogatives of the narrator's ironic tone transfigured the ills of the country ruled by an elite that seeks (ed) their own interests. In giving meaning to the novel in particular, intends to unveil the Brazilian enigma there imagined while configuring the fulcrum on which is founded the critical discourse of the writer transgressor.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3238
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