Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6458
Título: Cabral : Drummond, à sua maneira
Autor(es): Caldeira, Rodrigo Leite
Orientador: Carvalho, Raimundo Nonato Barbosa de
Data do documento: 30-Set-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CALDEIRA, Rodrigo Leite. Cabral : Drummond, à sua maneira. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
Resumo: O presente trabalho buscou uma análise dos primeiros poemas escritos por João Cabral de Melo Neto à luz da influência que este recebeu do poeta Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, discutimos os conceitos desenvolvidos por Harold Bloom em sua teoria da influência poética, aliando-os à prosa crítica de Cabral, sobretudo a desenvolvida no trabalho Poesia e Composição de 1952. Analisamos a correspondência trocada entre os dois autores, por acreditarmos, com John Gledson, que esta relação é um dos tópicos mais fascinantes e mais importantes da história da poesia no Brasil.
Este estudio trata de un análisis de los primeros poemas escritos por Joao Cabral de Melo Neto a la luz de la influencia que recibió del poeta Carlos Drummond de Andrade. Con este fin, se discuten los conceptos desarrollados por Harold Bloom en su teoría de la influencia poética, aliándose a la prosa crítica de Cabral, desarrollado principalmente en el trabajo "La poesía y la composición" de 1952. Hemos analizado la correspondencia entre ambos autores, que creemos, con John Gledson, que esta relación "es uno de los temas más fascinantes y más importante en la historia de la poesía en Brasil".
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6458
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rodrigo Leite Caldeira.pdf532.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.