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Title: Nos fios de Ariádne : cartografia da relação saúde-trabalho numa escola pública de Vitória-ES
Other Titles: In the threads of Ariádne : cartography of the health-work relationship in a public school in Vitória-State of Espírito Santo
En los hilos de Ariadna : cartografía de la relación salud-trabajo en una escuela pública de Vitória-ES
Authors: Mascarello, Marinete Rosa Pereira
Barros, Maria Elizabeth Barros de
Keywords: Subjetividade;Saúde e trabalho;Escolas públicas;Professores;Subjectivity;Public schools;Teachers
Issue Date: Jan-2007
Publisher: Revista Brasileira de Educação
Citation: MASCARELLO, Marinete Rosa Pereira; BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Nos fios de Ariádne: cartografia da relação saúde-trabalho numa escola pública de Vitória-ES. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 104-119, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a09v1234.pdf>. Acesso em: 10 maio 2011.
Abstract: Trata-se de estudo qualitativo abordando as relações entre saúde e trabalho de professores de uma escola da rede pública na cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Seu objetivo foi cartografar as vivências de prazer e sofrimento dos docentes, principalmente as estratégias criadas para defenderem-se das nocividades do ambiente de trabalho e produzirem saúde. Afirma a indissociabilidade entre modos de trabalhar e modos de subjetivar, e constata que a deterioração do sistema público de ensino tem produzido seus efeitos no trabalho do professorado, comprometendo a saúde desses profissionais e gerando, muitas vezes, seu afastamento das funções por meio de licenças médicas ou mesmo abandono da profissão. Procura dar visibilidade às ações que apontam para a recriação do trabalho, mesmo dentro de condições adversas.
ABSTRACT This article is based on a qualitative study dealing with the relations between teachers' health and work in a school belonging to the public network in the city of Vitória, the capital of the State of Espirito Santo. Its aim is to map teachers' experiences of pleasure and suffering, and principally the strategies which they create to defend themselves from the harmful elements of the work environment and to produce health. It affirms the indissolubility between modes of work and modes of subjectivising and notes that the deterioration of the public system of education has produced its effects on the work of teachers, endangering their health and causing, frequently, their absence from their functions due to medical leave or even the abandoning of the profession. It seeks to give visibility to actions which suggest the need to recreate work even within adverse conditions.
RESUMEN Se trata del estudio cualitativo abordando las relaciones entre salud y trabajo de los profesores de una escuela pública en la ciudad de Vitória, capital del estado de Espíritu Santo. Su objetivo fue cartografiar las vivencias de placer y sufrimiento de los docentes, principalmente las estrategias creadas para defenderse de las nocividades del ambiente de trabajo y producir salud. Afirma la insociabilidad entre modos de trabajar y modos de subjetivar, y constata que la deteriorización del sistema público de enseñanza ha producido sus efectos en el trabajo del profesorado, comprometiendo la salud de esos profesionales y causando, muchas veces, su alejamiento de las funciones por medio de licencias médicas o mismo abandono de la profesión. Busca dar visibilidades a las acciones que apuntan para la recreación del trabajo, mismo dentro de condiciones adversas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/737
ISSN: 1413-2478
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