Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8619
Título: Naruto, um aluno com craniofaringioma na educação especial hospitalar : um estudo fenomenológico e existencial inspirado em Paulo Freire
Autor(es): Lima, Hedlamar Fernandes Silva
Orientador: Pinel, Hiran
Data do documento: 9-Mar-2018
Citação: LIMA, Hedlamar Fernandes Silva. Naruto, um aluno com craniofaringioma na educação especial hospitalar: um estudo fenomenológico e existencial inspirado em Paulo Freire. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo é descrever compreensivamente os modos de ser sendo junto ao outro no mundo de um paciente com seis anos de idade, que se autonomeia Naruto, com craniofaringioma e que é aluno da Educação Especial Escolar (e não escolar) por ter ficado cego devido a esse complexo quadro clínico. Para isso, recorro a um método de pesquisa de cunho fenomenológico e aos conceitos presentes nas obras de Paulo Freire (1921-1997), a fim de analisar os modos de ser de Naruto. Além da análise fenomenológica e existencial das vivências do aluno, a partir do contato com ele na classe hospitalar do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória e em sua residência (usando como instrumentos para a coleta de dados fotografias, gravações, conversas informais, vídeos e outros meios), foi realizada também uma revisão bibliográfica do tema pedagogia hospitalar, bem como um breve histórico da implantação desse sistema no Brasil e no mundo, uma descrição de suas bases legais e uma análise do que significa educar uma criança num hospital e de como se organiza esse espaço para a educação e para a promoção da saúde do paciente-aluno. Com o objetivo de compreender melhor os desafios que o paciente-aluno vítima dessa enfermidade tem de enfrentar para se realizar como ser humano, também foi realizada uma breve exposição das consequências do craniofaringioma para a saúde. Por fim, como resultado, concluiu-se que Naruto, apesar das dificuldades de sua patologia e de seu histórico de vida, revelou-se como uma presença no mundo, com o mundo e com os outros ao seu redor.
This study aims to describe comprehensively "the ways of being with each other in the world" of a six year old patient with craniopharyngioma, who names himself Naruto and who is a pupil from a Special Education School (and non-school) for having become blind due to this complex clinical picture. In order to analyze the ways of being of Naruto, I turn to a phenomenological research method and to the concepts presented in the works of Paulo Freire (1921-1997). In addition to the phenomenological and existential analysis of the student's experiences from the contact with him in the hospital class of the Hospital Nossa Senhora da Glória and in his residence (using for data collection photographs, recordings, informal conversations and videos), a bibliographical review on the topic of "hospital pedagogy" was also made. As well as a brief history of the implantation of this system in Brazil and in the world, a description of its legal bases and an analysis of what it means to educate a child in a hospital, how to organize this space for education and how to promote the patient-student health. For a better understanding about the challenges that the patient-student victim of this disease must face in order to be a human being, a brief exposition on the consequences of craniopharyngioma to the health was also carried out. Concluding, as a result, it turned out that Naruto, regardless of the difficulties of his pathology and his life history, has revealed himself as a presence in the world, with the world and with the others around him.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8619
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_12139_Dissertação - pdf (1).pdf3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.