Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9063
Title: Entre o Real e o Virtual: representações sociais de Internet para sujeitos de duas gerações
metadata.dc.creator: GORZA, M. S.
Keywords: cibercultura;internet;espaço virtual;representação social
Issue Date: 28-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: GORZA, M. S., Entre o Real e o Virtual: representações sociais de Internet para sujeitos de duas gerações
Abstract: Vivenciamos a abertura de um novo espaço de interação e comunicação em que tecnologias possibilitam, de uma ponta à outra do mundo, contatos humanos, transmissão de conhecimento e intercâmbio sociocultural. A internet ocupa um dos espaços sociais da sociedade contemporânea, proporcionando nova mobilização entre sujeitos, grupos e gerações. Nesse projeto abordamos a questão da internet enquanto elemento fundamental na organização das ações e interações da sociedade na atualidade. Para tanto, utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) como base teórica-conceitual. O objetivo foi identificar as representações sociais da internet, assim como seu conteúdo, por meio do discurso de sujeitos de duas gerações. Participaram da pesquisa 10 díades de filhos adolescentes e seus pais, englobando ambos os sexos, de classe média, que utilizam de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em seu cotidiano. Utilizamos entrevista semiestruturada abordando questões que possibilitassem o acesso às representações sociais de internet e ao cotidiano dos participantes. Os dados textuais das entrevistas foram submetidos ao software IRAMUTEQ e à metodologia de análise de conteúdo temática, de Lawrence Bardin. Os resultados obtidos através do IRAMUTEQ permitiram a composição e análise de Classificações Hierárquicas Descendentes (CHD) dos pais e adolescentes, separadamente. Já os resultados obtidos a partir da Análise de Conteúdo Temática (codificação e categorização do conteúdo do corpus) permitiram a composição da representação de internet em três eixos temáticos centrais: 1) Significações sobre a internet e o papel da comunicação, 2) o sujeito social e sua participação na vida coletiva: a internet e a dinâmica inclusão-exclusão e 3) a internet, sua função social e as (re)configurações das noções de interação no tempo e no espaço. Em termos específicos de cada grupo geracional, para os adultos, falar sobre internet é reportar-se a uma concepção vinculada à prática do trabalho. O conteúdo de RS expresso por estes adultos parece partir de um pensamento mais lógico, entretanto, mais rígido, o que os leva a não se considerarem sujeitos virtuais. Já para os adolescentes, falar sobre internet é transparecer a naturalidade e familiaridade com o objeto. É demonstrar como o conteúdo de sua RS se constitui de um saber e prática relacionados ao estudo, entretenimento e pesquisa. É deixar evidente o quão fundamental é o smartphone e as redes sociais, elementos estes, fundantes da identidade e inserção social. Considerarem-se sujeitos virtuais significa afirmar estar de acordo e em sincronia com o contexto contemporâneo; é pertencimento. É também, como princípio desta era, estar aberto ao imprevisível, através de uma forma de saber dinâmica e mutável. Em suma, os conteúdos da RS encontrados ao estudarmos a internet compõe seu caráter versátil, multifacetado e polivalente. É um objeto representacional carregado de contradições, que transita na reivindicação constante entre elementos sólidos e fluídos. Ela é elemento que interliga lugares e vínculos invisíveis, reestruturando concepções de tempo e espaço, deixando dúvidas sobre o que seriam as transições do nosso tempo. Esses resultados permitiram abordar o objeto representacional da internet em seu aspecto descritivo e prático/sócio-histórico, através de uma aproximação ao que se compreende quando se fala sobre a internet, bem como ao modo como a representação social da mesma organiza/orienta muitas das práticas atualmente.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9063
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_9717_Dissertação Marcelo Gorza - versão FINAL (CAPA DURA) (2).pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.